Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7641
Título: | A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA EM UM CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA AEROESPACIAL: RELATO DE UMA ESPERIÊNCIA |
Título(s) alternativo(s): | PROJECT-BASED LEARNING APPLIED IN A MASTERS COURSE IN AEROSPACE ENGINEERING: AN EXPERIENCE REPORT |
Autor(es): | COSTA, Aline Mayara Santos |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa; Sistemas embarcados; Nanossatélites Active learning; Embedded systems; Nanosatellites |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Resumo: Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos, na disciplina Sistemas Embarcados para Nanossatélites, uma das disciplinas que compõem o rol de disciplinas do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, da Universidade Federal do Maranhão. Este tipo de metodologia ativa de aprendizagem oportuniza o engajamento, o interesse e a autonomia dos alunos diante de cada uma das etapas realizadas no projeto. O projeto proposto em sala de aula foi a criação de um protótipo do modelo de engenharia de um nanossatélite. Para a confecção do protótipo os alunos dividiram-se em grupos e cada grupo ficou responsável por um subsistema do nanossatélite. Os resultados obtidos mostraram que a experiência proporcionou aos estudantes um encorajamento à pesquisa e resolução de problemas, além do cumprimento das tarefas dentro do prazo estipulado e focando na execução do projeto de forma sistemática, estimulando-os para ir além dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula. |
Descrição: | Abstract: This paper is an experience report on the use of Project-Based Learning in the Embedded Systems for Nanosatellites discipline, one of the disciplines that make up the list of disciplines of the Master's Degree in Aerospace Engineering, at the Federal University of Maranhão. This type of active learning methodology provides opportunities for engagement, interest and autonomy of students in each of the stages carried out in the project. The project proposed in the classroom was the creation of a prototype of the engineering model of a nanosatellite. To make the prototype, the students were divided into groups and each group was responsible for a subsystem of the nanosatellite. The results obtained showed that the experience provided students with encouragement for research and problem-solving, in addition to completing the tasks within the stipulated deadline and focusing on the execution of the project in a systematic manner, encouraging them to go beyond the theoretical content covered in the classroom. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7641 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aluna_Aline_Mayara___TCC.pdf | TCC de Graduação | 534,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.