Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7649
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dc.contributor.authorALMEIDA, Aldevan Amorim de-
dc.date.accessioned2024-08-02T17:26:31Z-
dc.date.available2024-08-02T17:26:31Z-
dc.date.issued2024-05-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7649-
dc.descriptionE This research work intended to understand whether it is possible or even necessary to teach grammar at school, and in what perspective, if the answer was positive, this teaching should be undertaken, in view of critical and reflective methodologies, which would allow the student to achieve the so-called competence. linguistics. It was noticed that despite the resistance, there is already a strong linguistic tendency that allows a more social view of language, which understands it as an instrument of identity, social manifestation, dynamic and variable. In this conception, the notion of “error” is abandoned and “adequacy” is mentioned. As a result, it was discovered that it is possible to use several methodologies for the teaching of grammar, which would no longer be uncritical, only based on rules and norms. Among the most important are the use of technology and apprehension through reading, taking into account what the student already knows, in order to expand this knowledge. It was, methodologically, a study of a bibliographic, descriptive nature, with a qualitative approach and deductive method.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tencionou compreender se é possível ou mesmo necessário ensinar gramática na escola, e em que perspectiva. Caso a resposta fosse positiva, esse ensino deveria ser empreendido, tendo em vista metodologias críticas e reflexivas, que permitissem ao aluno alcançar a chamada competência linguística. Percebeu-se que apesar das resistências, já existe uma forte tendência linguística que permite uma visão mais social da língua, que a compreende como instrumento de identidade, manifestação social, dinâmica e variável. Nessa concepção, abandona-se a noção de “erro” e passa-se a mencionar “adequação”. Como resultado, descobriu- se que é possível utilizar várias metodologias para o ensino da gramática, que não mais seriam acríticas, apenas baseadas em regras prescritivas e normas. Dentre as mais importantes estão o uso da tecnologia e a apreensão através da leitura, levando- se em consideração o que o aluno já sabe, a fim de expandir esses conhecimentos. Tratou-se, metodologicamente, de um estudo de natureza bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa e método dedutivo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectGramática;pt_BR
dc.subjectEscola;pt_BR
dc.subjectMetodologias;pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTeaching-learning;pt_BR
dc.subjectGrammar;pt_BR
dc.subjectSchool;pt_BR
dc.subjectAdequacy;pt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleLINGUÍSTICA E GRAMÁTICA: uma análise crítica sobre por que (não) ensinar gramática na escolapt_BR
dc.title.alternativeLINGUISTICS AND GRAMMAR: a critical analysis of why (not) to teach grammar at schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Letras/ Português (EAD)

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