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Título: ENSINO-APREDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DO USO DE JOGOS ELETRONICOS À LUZ DA REVISÃO DE LITERATURA
Título(s) alternativo(s): TEACHING AND LEARNING IN PHYSICAL EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE USE OF ELECTRONIC GAMES IN THE LIGHT OF THE LITERATURE REVIEW
Autor(es): SANTOS, Françual Rodrigues
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;
Educação Física Escolar;
Diretrizes Curriculares
Electronic games;
School Physical Education;
Curriculum Guidelines
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Diante do desenvolvimento tecnológico e sua interferência no cotidiano das pessoas, a tecnologia tem ficado confinada ao ambiente escolar, bem como nas aulas de educação física. Portanto, para análise dos dados, foram selecionados 5 (cinco) estudos. Após a pesquisa e triagem, foram baixados e lidos todos os trabalhos e, em seguida, conduza uma análise qualitativa sistemática de acordo com as questões norteadoras deste estudo. Os resultados demostram que os ogos esportivos integrados ao ambiente escolar podem potencializar as aulas de educação física e estimular a participação prática no processo de ensino e aprendizagem. A esse respeito, Ramos e Cruz (2017, p. 41) enfatizam: os jogos fornecem um campo de experimentação, dando às pessoas a oportunidade de superar condicionamentos prévios por meio da exploração, ação e reflexão, muitas vezes dessa forma. Aprender é mais divertido e envolvente. Além disso, Finco et al. (2015) destacaram que, no contexto da intervenção, os exergames promoveram a cooperação entre os alunos, evidência que vai ao encontro de McGonigal (2012), que observou que os jogos digitais permitem maiores conexões sociais dentro e fora do ambiente de jogo. E incentivar o trabalho em equipe. De maneira geral, sugere-se que os jogos digitais no campo da educação superem a relação de minimalismo e agreguem um elemento lúdico ao currículo. Diante de todas as representações dos jogos digitais atuais, é imperativo questioná-los no contexto da educação como um elemento cultural imaterial que possui uma linguagem própria e, por sua vez, oferece novas formas de interagir e lidar com a vida cotidiana. Os resultados aqui apresentados demonstram que os periódicos estudados são fontes de divulgação de pesquisas envolvendo jogos digitais e esportes. Nesse sentido, propomos pesquisas adicionais nas áreas de educação física e jogos digitais, ampliando as possibilidades de compreensão de como ocorre a relação entre eles.
Descrição: Faced with technological development and its interference in people's daily lives, technology has been confined to the school environment, as well as in physical education classes. Therefore, for data analysis, 5 (five) studies were selected. After the search and screening, all papers were downloaded and read, and then conduct a systematic qualitative analysis according to the guiding questions of this study. The results show that sports games integrated into the school environment can enhance physical education classes and encourage practical participation in the teaching and learning process. In this regard, Ramos and Cruz (2017, p. 41) emphasize: games provide a field of experimentation, giving people the opportunity to overcome previous conditioning through exploration, action and reflection, often in this way. Learning is more fun and engaging. Furthermore, Finco et al. (2015) highlighted that, in the context of the intervention, exergames promoted cooperation among students, evidence that is in line with McGonigal (2012), who observed that digital games allow greater social connections inside and outside the game environment. And encourage teamwork. In general, it is suggested that digital games in the field of education overcome the relationship of minimalism and add a playful element to the curriculum. Faced with all the representations of current digital games, it is imperative to question them in the context of education as an immaterial cultural element that has its own language and, in turn, offers new ways of interacting and dealing with everyday life. The results presented here demonstrate that the periodicals studied are sources of dissemination of research involving digital games and sports. In this sense, we propose additional research in the areas of physical education and digital games, expanding the possibilities of understanding how the relationship between them occurs.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7651
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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