Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7652
Título: DESAFIO DO ENSINO DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENFRENTAMENTO DO ESPAÇO FÍSICO E AS ALTERNATIVAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS
Título(s) alternativo(s): THE CHALLENGE OF TEACHING ATHLETICS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES: DEALING WITH PHYSICAL SPACE AND POSSIBLE ALTERNATIVES FOR PEDAGOGICAL PRACTICES
Autor(es): AYRES, Silviara Abreu
Palavras-chave: Atletismo;
Atletismo na Escola;
Educação Física Escolar
Athletics;
School Athletics;
School Physical Education
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Aborda os desafios do ensino do atletismo nas aulas de educação física escolar, bem como o enfrentamento do espaço físico e as alternativas de práticas pedagógicas possíveis. Tem como objetivo discutir a importância do atletismo como fator determinante no desenvolvimento motor de jovens e crianças e os problemas que professores e alunos podem enfrentar na prática. O método utilizado foi a revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos, teses e dissertações sobre a relação entre o atletismo e a educação física escolar. As buscas foram feitas nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES (BTC), e LILACS e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Concluiu-se que o atletismo tem um papel de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, além de contribuir significativamente no auxilio as necessidades biológicas e sociais, porém, ainda que seja reconhecida sua relevância, a modalidade é pouco difundida nas escolas, principalmente escolas públicas. Este problema, segundo os autores estão relacionados à escassez de recursos e materiais esportivos, o que impacta negativamente sua aplicabilidade no campo escolar. Por fim, propõe soluções, como o uso de materiais alternativos e a relevância de recursos não convencionais, mostrando que o esporte não requer materiais ou espaços complexos para a prática, além de ser formado por regras de fácil aprendizado.
Descrição: It addresses the challenges of teaching athletics in school physical education classes, as well as dealing with the physical space and alternatives for possible pedagogical practices. In addition, it discusses the importance of athletics as a determining factor in the motor development of young people and children. This study was carried out through the search and reading of scientific articles, dissertations and theses in databases such as Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Scholar, CAPES, LILACS, using as descriptor “athletics at school, school physical education, importance of athletics, difficulties in the practice of athletics”. It was concluded that athletics has a very important role in the process of development and learning of motor skills and physical abilities, in addition to contributing significantly in helping biological and social needs, however, even though its relevance is recognized, the modality is little widespread in schools, mainly public schools. This problem, according to the authors, is related to the scarcity of resources and sports materials, which negatively impacts its applicability in the school field. Finally, it proposes solutions, such as the use of alternative materials and the relevance of non-conventional resources, showing that the sport does not require complex materials or spaces to practice, in addition to being formed by rules that are easy to learn.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7652
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIARA_ABREU_AYRES.pdfTCC de Graduação313,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.