Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7653
Título: BICICLETA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades do uso da bicicleta
Título(s) alternativo(s): BICYCLE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: possibilities of using bicycles
Autor(es): ALVES, Anderson Luiz Rocha
Palavras-chave: Educação Física Escolar;
Bicicleta;
Aprendizagem
School Physical Education;
Bicycle;
Learning
Data do documento: 25-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho intitulado “Bicicleta na Educação Física Escolar: possibilidades do uso da bicicleta”. Objetiva integralizar através de literatura específica a investigação das possibilidades de inserção de atividades com a bicicleta nas aulas de Educação Física escolar. É caracterizado como uma pesquisa de revisão integrativa, cujo os dados dados foram extraídos, promovendo assim discussões sobre seu local de importância no ambiente escolar, bem como o acesso dos alunos a este objeto de deslocamento que também promove aprendizado, buscando através deste, resultados da inserção da bicicleta no processo ensino-aprendizagem; e de que forma aprimorar as qualidades físicas básicas que interferem diretamente na aplicação da bicicleta dentro do processo educacional. Neste trabalho, num primeiro momento será apresentado um breve histórico sobre a bicicleta, sua origem e evolução; seguindo para uma discussão sobre os documentos curriculares que tratam da Educação Física escolar. Num segundo momento, pretende-se abordar algumas metodologias e possibilidades para a inserção da bicicleta em aulas de Educação Física.
Descrição: The present work entitled “Bicycle in Physical Education at School: possibilities of using the bicycle”. I aims to complete, through specific literature, the investigation of the possibilities of inserting activities with the bicycle in Physical Education classes at school. It is characterized as an integrative review research, whose data were extracted, thus promoting discussions about its place of importance in the school environment, as well as the access of students to this object of displacement that also promotes learning, seeking through this, results of the insertion of the bicycle in the teaching-learning process; and how to improve the basic physical qualities that directly interfere with the application of the bicycle within the educational process. In this work, at first, a brief history of the bicycle, its origin and evolution will be presented; moving on to a discussion of curriculum documents dealing with school Physical Education. In a second moment, it is intended to approach some methodologies and possibilities for the insertion of the bicycle in Physical Education classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7653
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_LUIZ_ROCHA_ALVES.pdfTCC de Graduação749,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.