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dc.contributor.authorCOSTA, João Henrique Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-09T18:30:42Z-
dc.date.available2024-08-09T18:30:42Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7655-
dc.descriptionThis paper presents an approach to the inclusive practices of teachers in physical education classes in schools with the aim of studying the knowledge related to practices that promote the inclusion of students with disabilities in physical education classes. As specific objectives, we tried to: survey the scientific literature in the specialized literature regarding the process of inclusion of students with disabilities in Physical Education classes at school; identify the inclusive principles present in Physical Education classes at school; to characterize the main inclusive strategies promoted by physical education teachers at school. The methodology adopted involved a qualitative bibliographic research collected from books, articles, and journals that clearly address the raised topic. The research results showed that inclusion is based on fundamental principles, such as respect for diversity, equal opportunities, appreciation of differences, and adaptation of activities according to the needs of students with disabilities. Thus, it was concluded that inclusive practices not only benefit students with disabilities but also contribute to the appreciation of diversity and the development of social, emotional, and cognitive skills for all students.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma abordagem sobre as práticas inclusivas de professores nas aulas de Educação Física escolar com o objetivo de estudar os saberes relativos as práticas que promovam a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física escolar. Como objetivos específicos procurou-se: levantar na literatura especializada a produção científica referente ao processo de inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física escolar; identificar os princípios inclusivos presentes nas aulas de Educação Física escolar; caracterizar as principais estratégias inclusivas promovidas por professores de Educação Física escolar. A metodologia adotada envolveu uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa coletada a partir de livros, artigos e periódicos, que abordam claramente sobre a temática suscitada. Os resultados da pesquisa mostraram que a inclusão é pautada por princípios fundamentais, tais como respeito à diversidade, igualdade de oportunidades, valorização das diferenças e adaptação das atividades de acordo com as necessidades dos alunos com deficiência. Dessa forma chegou-se a conclusão que as práticas inclusivas não beneficiam apenas os alunos com deficiência, mas também contribuem para a valorização da diversidade e para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas de todos os alunos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Física Escolar;pt_BR
dc.subjectPráticas Inclusivas;pt_BR
dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
dc.subjectSchool Physical Education;pt_BR
dc.subjectInclusive Practices;pt_BR
dc.subjectPersons with Disabilitiespt_BR
dc.titlePRÁTICAS INCLUSIVAS DE PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
dc.title.alternativeINCLUSIVE PRACTICES OF TEACHERS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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