Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7656
Título: A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-SARS-19 NO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Título(s) alternativo(s): THE INFLUENCE OF THE COVID-SARS-19 PANDEMIC ON SEDENTARY BEHAVIOR AND PHYSICAL ACTIVITY LEVEL OF FUTURE PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONALS
Autor(es): BARRETO, Paulo Samuel Soares de Sá
Palavras-chave: COVID-19;
Pandemia;
Estilo de Vida
COVID-19;
Pandemic;
Lifestyle
Data do documento: 19-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Introdução: A pandemia causada pelo vírus da COVID-SARS-19 provocou em todo mundo uma série de mudanças comportamentais, fisiológicas e psíquicas. O isolamento social durante a pandemia resultou a ausência no ambiente universitário, que pode ter influenciado no comportamento sedentário e consequentemente transformações no estilo de vida dos estudantes. Objetivo: Investigar a influência do período pandêmico na relação entre nível de atividade física e comportamento sedentário de estudantes do curso de Educação Física. Materiais e Métodos: A abordagem do estudo é quantitativa, sendo investigado elementos e dados de forma transversal. O estudo contou com a resposta de 55 voluntários do curso de Educação Física do curso Bacharelado e Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Incluindo estudantes do sexo masculino e feminino, com faixa etária entre 18 e 44 anos. As variáveis coletadas foram nível de atividade física, avaliado por meio do questionário IPAQ - versão curta e o nível de sedentarismo analisado com o questionário desenvolvido dos próprios autores. Resultados: Os participantes 62,5% eram do sexo masculino e 37,5% do sexo feminino (30,4% Bacharelado e 69,6% Licenciatura, 3,6% não especificaram). 37,5% afirmaram ter apresentado mudanças e/ou perdas devido a pandemia, como a partida alguém próximo, o desemprego, a mudança na rotina habitual. Sobre o nível de atividade física 37,5% apresentaram comportamentos ativos, outros 37,5% ativos e 25% irregularmente ativos. Do Comportamento Sedentário 44,6% ficaram entre 2 a 4 horas sentados, 19,6% entre 4 a 6 horas, 7,1% acima de 6 horas e 28,6% menos de 2 horas. Quanto ao uso de tela em posição sentada ou reclinada 33,9% relataram usar entre 4 a 6 horas, 32,1% de 2 a 4 horas, 25% acima de 6 horas e 8,9% menos que 2 horas diariamente. Quanto ao uso de telas com pausas, 94,6% tinham o hábito de pausar. O tempo de tela teve relação negativa com a atividade física moderada (r= 0.296, p=0.027) e a idade demonstrou relação proporcional ao nível de atividade física (r= 0.313, p= 0.021), sendo que quanto mais velhos os indivíduos, menos ativos eles eram. O tempo de caminhada, foi encontrado em nosso estudo uma relação em que quanto maior a quantidade de tempo de caminhada maior a tendência da prática de atividade fisica vigorosa. (r=0.329, p=0.013). Conclusão: Os estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão demonstraram ser ativos ou muito ativos, comparado ao percentual de irregularmente ativos, tendo um tempo de tela recreacional superior ao recomendado e um número alto de nível de comportamento sedentário. Além disso a idade demonstrou maior nível de atividade física, sendo assim os hábitos de vida dos estudantes de Educação Física precisam de intervenções.
Descrição: Introduction: The pandemic caused by the COVID-SARS-19 virus caused a series of behavioral, physiological, and psychological changes worldwide. Social isolation during the pandemic resulted in absence from the university environment, which may have influenced sedentary behavior and consequently changes in students' lifestyles. Objective: To investigate the influence of the pandemic period on the relationship between the level of physical activity and sedentary behavior of Physical Education students. Materials and Methods: The study's approach is quantitative, with elements and data being investigated cross-sectionally. The study had the response of 55 volunteers from the Physical Education course of the Bachelor and Degree course at the Federal University of Maranhão - UFMA. Including male and female students, aged between 18 and 44 years. The variables collected were the level of physical activity, assessed using the IPAQ questionnaire - short version, and the level of sedentary lifestyle analyzed with the questionnaire developed by the authors themselves. Results: 62.5% of the participants were male and 37.5% were female (30.4% bachelor’s degree, 69.6% a degree and 3.6% did not specify). 37.5% said they had experienced regarding changes and/or losses due to the pandemic, such as leaving someone close, unemployment, changing their usual routine. Regarding the level of physical activity, 37.5% showed active behavior, another 37.5% active and 25% irregularly active. Regarding Sedentary Behavior, 44.6% sat between 2 and 4 hours, 19.6% between 4 and 6 hours, 7.1% over 6 hours and 28.6% less than 2 hours. As for screen use in a sitting or reclining position, 33.9% reported using it between 4 and 6 hours, 32.1% from 2 to 4 hours, 25% over 6 hours and 8.9% less than 2 hours daily. As for the use of screens with breaks, 94.6% had the habit and the remaining 5.4% did not take breaks. Screen time had a negative relationship with moderate physical activity (r=-0.296, p=0.027) and age showed a proportional relationship with the level of physical activity (r=-0.313, p= 0.021) and the older the individuals, the less active they were. Walking time, a relationship was found in our study with greater the amount of walking time, the greater the tendency to practice vigorous physical activity. (r=0.329, p=0.013). Conclusion: Physical Education students at the Federal University of Maranhão proved to be active or very active, compared to the percentage of irregularly active, having a recreational screen time higher than recommended, and a high number of sedentary behavior levels. In addition, age showed a higher level of physical activity, so the life habits of Physical Education students need interventions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7656
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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