Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7658
Título: ENSINO REMOTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): REMOTE TEACHING IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN HIGH SCHOOL
Autor(es): MOTA, Sibelly Cristina Souza da
Palavras-chave: Ensino Médio;
Educação Física;
Ensino remoto
High School;
Physical Education;
Remote learning
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A interferência direta da pandemia no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física no ensino médio configura-se em uma das maiores preocupações dos agentes educacionais. Neste cenário, as aulas realizadas via web, tornou o ensino remoto o maior aliado dos professores, conseguindo suprir a falta dos encontros pedagógicos presenciais. O presente estudo teve como objetivo geral estudar o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física ministrada no formato remoto para alunos matriculados no Ensino Médio. Como objetivos específicos procurou-se: levantar as ferramentas digitais disponibilizadas pela rede pública e particular para o ensino médio no formato remoto e analisar o instrumento de aplicação de avaliação de aula remota utilizado por alunos em estágio curricular obrigatório no ensino médio do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA. A metodologia envolveu uma pesquisa dentro da abordagem qualitativa com uso do delineamento bibliográfico e documental. Os resultados apontaram que os professores utilizaram diversas estratégias de ensino para ministrarem seus conteúdos, onde as principais dificuldades encontradas foram a falta de acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos, utilizando o Google Meet, Google Forms, WhatsApp, AVA’s, vídeos gravados e atividades impressas deixadas na escola como suas principais metodologias de ensino. Considera-se que, os resultados obtidos possam ser úteis aos educadores que atuam com a Educação Física no ensino médio, trazendo contribuições ao desenvolvimento do ensino-aprendizado, utilizando a tecnologia, mesmo com todos os impasses encontrados no período pandêmico.
Descrição: The direct interference of the pandemic in the teaching-learning process of Physical Education in high school is one of the biggest concerns of the educational agents. In this scenario, web-based classes have made remote teaching the teachers' greatest ally, managing to compensate for the lack of faceto-face pedagogical meetings. The general objective of this study was to study the teaching-learning process of Physical Education taught remotely to students enrolled in high school. The specific objectives were: to survey the digital tools made available by the public and private network for high school in the remote format, and to analyze the remote class evaluation application tool used by students in the compulsory curricular internship in high school in the Physical Education undergraduate course at UFMA. The methodology involved a research within the qualitative approach with the use of bibliographic and documental design. The results indicated that the teachers used several teaching strategies to teach their content, where the main difficulties encountered were the lack of access to internet and technological devices, using Google Meet, Google Forms, WhatsApp, VLE's, recorded videos and printed activities left at school as their main teaching methodologies. It is considered that, the results obtained may be useful to educators who work with Physical Education in high school, bringing contributions to the development of teaching-learning, using technology, even with all the impasses encountered in the pandemic period.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7658
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__SIBELLY_CRISTINA_SOUZA_DA_MOTA.pdfTCC de Graduação600,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.