Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7659
Título: Educação Física Escolar no período da Pandemia da Covid – 19: Os impactos no retorno presencial
Título(s) alternativo(s): Physical Education at School during the Covid-19 Pandemic: The impacts of returning to in-person classes
Autor(es): OLIVEIRA, Raynne Kelly Campos Lemos
Palavras-chave: Educação Física;
Retorno presencial
Physical Education;
Face-to-face return
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças na vida das pessoas. E durante o retorno presencial muitas dúvidas surgiram em relação as aulas, de como eram ministradas. Pelo fato de que a pandemia revelou muitas desigualdades de acesso aos estudos havendo muitas perdas educacionais. A Educação Física Escolar vem se deparando com muitas dificuldades, que provavelmente devem persistir no retorno às aulas presenciais em um curto ou longo período. Desta forma, o presente trabalho “Educação Física Escolar no período da Pandemia da Covid – 19: os impactos no retorno presencial.”, tem como objetivo analisar a realidade das aulas de Educação Física nas escolas após o retorno presencial. De forma mais específica, buscou-se identificar as limitações e dificuldades encontradas pelos profissionais e também pelos discentes e observar se há dificuldades pedagógicas e práticas com o retorno presencial. Realizou-se uma revisão bibliográfica, onde os conteúdos foram retirados de três bases de dados, Google Acadêmico, Scielo e Capes, utilizando como busca as palavras chaves: “Educação física ”e “ Retorno presencial”. Foram incluídos nessa pesquisa artigos e trabalhos de conclusão de curso que se relacionem com a pergunta norteadora da pesquisa e de todos os tipos que estivessem restritas ao idioma Português, de janeiro de 2021 a janeiro de 2023. Diante da pesquisa realizada, pode - se observar algumas dificuldades encontradas com o retorno presencial, como: distanciamento emocional entre alunos e professores, havendo a necessidade destes retomarem laços afetivos;dos professores terem que desenvolver novas metodologias para atender aos alunos, desconstruindo o seu método de ensino e tentando se inovar; dos alunos terem dificuldades em realizar determinada atividade imposta pelo professor, sendo observada uma reduzida aptidão física dos alunos. A volta à escola é acompanhada de um sentimento de angustia por parte dos professores, pelo fato das escolas não possuírem estruturas adequadas para que, com segurança e com os procedimentos corretos, recebessem ambos os profissionais da educação e alunos.
Descrição: The COVID-19 pandemic brought changes to people's lives. During the face-to-face return, many doubts arose regarding the classes, how they were taught. Due to the fact that the pandemic revealed many inequalities in access to studies, with many educational losses. School Physical Education has been facing many difficulties, which probably should persist in the return to face-to-face classes in a short or long period. In this way, the present work “School Physical Education in the period of the Covid-19 Pandemic: the impacts on the face-to-face return.”, aims to analyze the reality of Physical Education classes in schools after the face-to-face return. More specifically, we sought to identify the limitations and difficulties encountered by professionals and also by students and observe whether there are pedagogical and practical difficulties with face-to-face feedback. A bibliographic review was carried out, where the contents were taken from three databases, Google Scholar, Scielo and Capes, using the keywords: “Physical education” and “Return in person”. This research included articles and course completion papers that relate to the guiding question of the research and of all types that were restricted to the Portuguese language, from January 2021 to January 2023. some difficulties encountered with the face-to-face return, such as: emotional distancing between students and teachers, with the need for them to resume affective ties; teachers having to develop new methodologies to assist students, deconstructing their teaching method and trying to innovate; of students having difficulties in carrying out a certain activity imposed by the teacher, with a reduced physical fitness of the students being observed. Going back to school is accompanied by a feeling of anguish on the part of teachers, due to the fact that schools do not have adequate structures so that, safely and with the correct procedures, they receive both education professionals and students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7659
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__Raynne_Kelly_Campos_Lemos_Oliveira.pdfTCC de Graduação199,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.