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http://hdl.handle.net/123456789/7663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BAIMA, Thomas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T19:30:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T19:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7663 | - |
dc.description | The Mandatory Supervised Internship is an essential curricular component for the student's professional training, it is expected that the student will experience and consolidate the necessary skills for the exercise of their profession in the field of action, effectively molding themselves into a qualified and autonomous professional under professional supervision. . The general objective of the study was to analyze the strategies used by the internship coordination of the Degree in Physical Education as a way of optimizing the quality of the internship for the training of the academics of the course. The specific objectives were: to identify the documents used for the prior organization and practical operation of the internship during the pandemic period; raise in the academic internship reports the main successes and difficulties in the operationalization of the activities of the observation and regency internship during the pandemic period. The methodology involved a study with a qualitative approach, having documentary research as the type of study. The scenario studied was the mandatory supervised internship at the Federal University of Maranhão during the coronavirus pandemic in 2021. The instruments were the bibliographical and documentary survey of the internship reports. The results pointed to strategies used by the coordination of the Degree in Physical Education course in order to guarantee Education even in the midst of the pandemic, following the guidelines of the previous document elaborated from the Internship Recommendations of the year 2021, the flexibility of the internship in exceptional character made it possible to exemption from the agreement between schools and universities, use of activities related to the field of action in up to 100%. Throughout the teaching-learning process, from the search for granting schools to conducting the classes that occurred in most of the experiences remotely, impacts caused by social distancing implying the character of the classes. The activities being mostly carried out individually or at a distance did not allow the development of social skills, affecting the teaching and learning of students. It is concluded that even with all complications during the internship, the experience served to qualify the interns for future experiences in the school field, contributing positively to their training process. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Estágio Supervisionado Obrigatório é um componente curricular essencial para a formação profissional do discente, é esperado que o graduando experimente e consolide competências necessárias para o exercício da sua profissão no campo de atuação, efetivando sob a supervisão profissional se moldar em um profissional capacitado e autônomo. O estudo teve por objetivo geral analisar as estratégias utilizadas pela coordenação de estágio do curso de Licenciatura em Educação Física como forma de otimizar a qualidade do estágio para a formação dos acadêmicos do curso. Os objetivos específicos foram: identificar os documentos utilizados para a organização prévia e a operacionalização prática do estágio no período da pandemia; levantar nos relatórios de estágio dos acadêmicos os principais acertos e dificuldades na operacionalização das atividades do estágio de observação e regência no período da pandemia. A metodologia envolveu um estudo com abordagem qualitativa tendo como tipo de estudo a pesquisa documental. O cenário estudado foi o Estágio supervisionado obrigatório da Universidade Federal do Maranhão durante a pandemia do coronavírus no ano de 2021. Os instrumentos foram o levantamento bibliográfico e documental dos relatórios de estágio. Os resultados apontaram para estratégias utilizadas pela coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física visando garantir a Educação mesmo em meio a pandemia, seguindo as orientações do documento prévio elaborado das Recomendações de Estagio do ano de 2021, a flexibilização do estágio em caráter excepcional possibilitou a dispensa do convenio entre escolas e universidades, aproveitamento de atividades referentes ao campo de atuação em até 100%. Por todo processo de ensino aprendizagem, desde a busca por escolas concedentes até as regências das aulas que ocorreram na maioria das experiências de forma remota, impactos ocasionados pelo distanciamento social implicando no caráter das aulas. As atividades sendo realizadas em sua maioria de forma individual ou a distância não possibilitaram o desenvolvimento de habilidades sociais, afetando o ensino aprendizagem dos alunos. Conclui-se que mesmo com todas intercorrências durante o estágio a experiência serviu para capacitar os estagiários para as futuras vivencias no campo escolar, contribuindo de forma positiva no seu processo de formação. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Física; | pt_BR |
dc.subject | Estágio; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Physical Education; | pt_BR |
dc.subject | Internship ; | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA | pt_BR |
dc.title.alternative | MANDATORY SUPERVISED INTERNSHIP IN THE BACHELOR'S DEGREE IN PHYSICAL EDUCATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO DURING THE PANDEMIC | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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