Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLUZ, Jedhaune Leal da-
dc.date.accessioned2024-08-16T10:37:14Z-
dc.date.available2024-08-16T10:37:14Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7676-
dc.descriptionABSTRACT Microbiology is a branch of Biological Sciences that is dedicated to the study of microscopic beings, their relationship with other living organisms and with the environment in which they are inserted. Scientific knowledge in Microbiology in schools provides practical and tangible knowledge for daily decision-making on matters related to health, the human body and the environment, promoting a better quality of life, especially when combined with the ability to discern between false information. This study aimed to investigate the perception of students at the end of high school about the importance of Microbiology and aspects related to their daily lives. The data presented here resulted from the application of a questionnaire to 217 students in the 3rd year of high school, from four public schools in São Luís - MA. Descriptive analyses and statistical tests such as the Kruskal-Wallis test and the Mann-Whitney test were performed for comparative analysis of understanding between the three topics of interest of the work (Basic Microbiology, Viruses and Vaccines). The statistics of the study showed that students have a higher level of knowledge in basic microbiology and vaccines. The results of the descriptive analysis showed that most students can identify the main microorganisms and the environments in which they can be found; they can identify the main forms of transmission of sexually transmitted infections (STIs); they can identify diseases of viral origin; they have knowledge about attitudes related to Covid-19; and they understand the importance of vaccines and their ability to eradicate diseases. However, there were also some knowledge gaps, such as difficulties in distinguishing between bacteria and viruses and some specific knowledge about viruses; difficulty in understanding what type of infection the antibiotic is used for; and some students believe that vaccines are medicines to treat viral infections. We believe in alternative methodological approaches for teaching Microbiology in schools in order to try to elucidate the errors presented in the results, since the school is the main stage in the promotion of scientific knowledge and in the formation of critical and conscious citizens about society. Armed with microbiological knowledge, students can correctly evaluate information related to health and the environment, combat fake news and make scientifically based decisions, in addition to socializing this knowledge among their families and community.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A Microbiologia é um ramo das Ciências Biológicas que se dedica ao estudo dos seres microscópicos, a relação desses com outros organismos vivos e com o meio no qual estão inseridos. O conhecimento científico em Microbiologia nas escolas proporciona saberes práticos e tangíveis para tomadas de decisões diárias em assuntos relacionados a saúde, o corpo humano e meio ambiente, promovendo melhor qualidade de vida, principalmente quando aliados a capacidade de discernir entre informações falsas. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de estudantes ao final do ensino médio sobre a importância da Microbiologia e aspectos relacionados ao seu cotidiano. Os dados aqui apresentados resultaram da aplicação de questionário com 217 alunos do 3o ano do ensino médio, de quatro escolas públicas de São Luís – MA. Foram feitas análises descritivas e testes estatísticos como de Kruskal Walis e o teste de Mann-Whitney para análise comparativa de compreensão entre os três temas de interesse do trabalho (Microbiologia Básica, Vírus e vacinas). A estatística do trabalho demonstrou que os estudantes possuem maior nível de conhecimento em Microbiologia básica e Vacinas. Os resultados da análise descritiva mostraram que grande parte dos estudantes conseguem identificar os principais microrganismos e os ambientes que podem ser encontrados; sabem identificar as principais formas de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); conseguiram indicar as doenças de origem viral; apresentam conhecimento sobre atitudes relacionadas à Covid-19; e entendem a importância das vacinas e sua capacidade de erradicação de doenças. No entanto, também apresentou algumas lacunas de conhecimento como dificuldades em distinguir bactérias e vírus e alguns conhecimentos específicos sobre os vírus; dificuldade em entender que tipo de infecção é utilizado o antibiótico; e alguns alunos acham que vacina é medicamento para tratar infecções virais. Acredita-se em abordagens metodológicas alternativas para o ensino de Microbiologia nas escolas a fim de tentar elucidar os equívocos apresentados nos resultados, pois a escola é palco principal na promoção de conhecimento científico e na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre a sociedade. Munidos de conhecimentos microbiológicos, os estudantes conseguem avaliar corretamente informações relacionadas a saúde e meio ambiente, combater notícias falsas e tomar decisões cientificamente embasadas, além de socializar este conhecimento entre os seus familiares e comunidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de microbiologia;pt_BR
dc.subjectensino de virologia;pt_BR
dc.subjecteducação em ciências;pt_BR
dc.subjectbiologia;pt_BR
dc.subjectmicrorganismo.pt_BR
dc.subjectmicrobiology teaching;pt_BR
dc.subjectvirology teaching;pt_BR
dc.subjectscience;pt_BR
dc.subjectbiology education;pt_BR
dc.subjectmicroorganism.pt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes em relação a microbiologia e a percepção da importância desta em seu cotidianopt_BR
dc.title.alternativeStudents' knowledge of microbiology and the perception of its importance in their daily livespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEDHAUNELEALDALUZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.