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dc.contributor.authorDIAS, Elienay Reis-
dc.date.accessioned2024-08-16T11:58:42Z-
dc.date.available2024-08-16T11:58:42Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7682-
dc.descriptionObjective: The study aimed to verify the students' perception of the Problem-Based Learning (PBL) teaching methodology used in an undergraduate medical course in northeastern Brazil. Materials and methods: Observational study with participation of 96 students, 42 of the basic cycle and 54 of the clinical cycle. The adapted Ready Educational Environment Measure (Dreem) was used. Results: Perception dimensions scored: perception of learning 26.6/48 points (55.4%), perception in relation to teachers 25.7/ 44 points (58.4%), perception of academic results 19.8/32 points (61.9%), perception of the environment in general 25.4/48 points (53%), perception of social relations 14.3/28 points (51.2%). The general perception about the PBL methodology was 120/200 for the basic cycle and 105.7/200 for the clinical cycle. The internal consistency of the responses was 0.92 (almost perfect). Conclusion: Students have a good perception regarding the PBL methodology, but there are points of improvement to obtain greater use in the didactics developed.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O estudo objetivou verificar a percepção dos discentes sobre a metodologia de ensino Problem-Based Learning (PBL) utilizado em um curso de graduação em medicina do nordeste brasileiro. Materiais e métodos: Estudo do tipo observacional com participação de 96 alunos, 42 do ciclo básico e 54 do ciclo clínico. Foi utilizado o quetionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem) adapatado. Resultados: As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos (55,4%), percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos (58,4%), percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos (61,9%), percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos (53%), percepção das relações sociais 14,3/28 pontos (51,2%). A percepção geral sobre a metodologia PBL foi de 120/200 para o ciclo básico e 105,7/200 para o ciclo clínico. A consistência interna das respostas foi de 0,92 (quase perfeita). Conclusão: Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia PBL, porém existem pontos de melhoria a fim de obter maior aproveitamento da didática desenvolvida.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problema;pt_BR
dc.subjectPercepção;pt_BR
dc.subjectMedicina;pt_BR
dc.subjectDundee Ready Educational Environment Measure:pt_BR
dc.subjectDREEMpt_BR
dc.subjectProblem-based learning;pt_BR
dc.subjectPerception;pt_BR
dc.subjectMedicine;pt_BR
dc.subjectDundee Ready Educational Environment Measure;pt_BR
dc.subjectDREEMpt_BR
dc.titlePercepção dos discentes acerca da metodologia PBL aplicada em um curso de medicinapt_BR
dc.title.alternativeStudents' perception of the PBL methodology applied in a medical coursept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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