Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | DIAS, Elienay Reis | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T11:58:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-16T11:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7682 | - |
dc.description | Objective: The study aimed to verify the students' perception of the Problem-Based Learning (PBL) teaching methodology used in an undergraduate medical course in northeastern Brazil. Materials and methods: Observational study with participation of 96 students, 42 of the basic cycle and 54 of the clinical cycle. The adapted Ready Educational Environment Measure (Dreem) was used. Results: Perception dimensions scored: perception of learning 26.6/48 points (55.4%), perception in relation to teachers 25.7/ 44 points (58.4%), perception of academic results 19.8/32 points (61.9%), perception of the environment in general 25.4/48 points (53%), perception of social relations 14.3/28 points (51.2%). The general perception about the PBL methodology was 120/200 for the basic cycle and 105.7/200 for the clinical cycle. The internal consistency of the responses was 0.92 (almost perfect). Conclusion: Students have a good perception regarding the PBL methodology, but there are points of improvement to obtain greater use in the didactics developed. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: O estudo objetivou verificar a percepção dos discentes sobre a metodologia de ensino Problem-Based Learning (PBL) utilizado em um curso de graduação em medicina do nordeste brasileiro. Materiais e métodos: Estudo do tipo observacional com participação de 96 alunos, 42 do ciclo básico e 54 do ciclo clínico. Foi utilizado o quetionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem) adapatado. Resultados: As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos (55,4%), percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos (58,4%), percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos (61,9%), percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos (53%), percepção das relações sociais 14,3/28 pontos (51,2%). A percepção geral sobre a metodologia PBL foi de 120/200 para o ciclo básico e 105,7/200 para o ciclo clínico. A consistência interna das respostas foi de 0,92 (quase perfeita). Conclusão: Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia PBL, porém existem pontos de melhoria a fim de obter maior aproveitamento da didática desenvolvida. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problema; | pt_BR |
dc.subject | Percepção; | pt_BR |
dc.subject | Medicina; | pt_BR |
dc.subject | Dundee Ready Educational Environment Measure: | pt_BR |
dc.subject | DREEM | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning; | pt_BR |
dc.subject | Perception; | pt_BR |
dc.subject | Medicine; | pt_BR |
dc.subject | Dundee Ready Educational Environment Measure; | pt_BR |
dc.subject | DREEM | pt_BR |
dc.title | Percepção dos discentes acerca da metodologia PBL aplicada em um curso de medicina | pt_BR |
dc.title.alternative | Students' perception of the PBL methodology applied in a medical course | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elienay_Reis_Dias.pdf | TCC de Graduação | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.