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Título: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DO DIAGNÓSTICO E MANEJO DA COVID-19
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF THE KNOWLEDGE OF MEDICAL STUDENTS ABOUT THE DIAGNOSIS AND MANAGEMENT OF COVID-19
Autor(es): NAVES, Fernando Viana de Azevedo
Palavras-chave: Estudantes de Medicina;
Conhecimento;
COVID-19;
SARS-CoV-2;
Gestão de doenças;
Ensino
Medical Students;
Knowledge;
COVID-19;
SARS-CoV-2;
Disease Management;
Teaching
Data do documento: 5-Out-2022
Editor: UFMA
Resumo: Introdução: Até abril de 2022 contabilizou-se aproximadamente 6 milhões de óbitos pela COVID-19. Esta pode acometer diversos sistemas, cursar com coagulação intravascular disseminada, disfunção de múltiplos órgãos e sistemas e óbito. Almejando que o futuro profissional se encontre habilitado para lidar com a doença, os dados direcionarão a tomada de decisão para planejamento de estratégias para melhor abordagem do ensino referente à COVID- 19 e suas repercussões. Objetivo: Analisar o conhecimento acadêmico sobre diagnóstico, manejo e complicações da COVID-19 entre estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão-Campus Imperatriz. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, realizado através da aplicação de formulários entre acadêmicos do quarto ao sexto ano. Os dados foram tabulados no software Microsoft-Office-Excel (versão-365®) e posteriormente exportados ao programa R-Studio (R-Core-Team-2022®). Realizou-se o teste de Shapiro-Wilk para atestamento da normalidade dos dados. Uma vez descartada a normalidade, a descrição dos dados categóricos deu-se por frequências brutas e relativas, e realizado o teste de Wilcoxon ou Kruskal-Wallis. A significância estatística foi estabelecida em P<0,05. Resultados: 114 participantes completaram o questionário. O aproveitamento médio foi de 67,50% referente ao total, 95,03% sobre características gerais da doença, 93,20% sobre transmissão viral e diagnóstico, quanto ao manejo, aproveitamento de 52,05%. Aproximadamente 47,37% indicaram redes sociais como principal meio de atualização. Conclusão: Os dados evidenciaram que os estudantes apresentam um nível de conhecimento satisfatório sobre formas de infecção, transmissão e diagnóstico. Contudo, o nível de preparo, está aquém do ideal a respeito das condutas médicas referentes ao manejo clínico mais adequado em relação à patologia.
Descrição: Introduction: As of April 2022, approximately 6 million deaths from COVID-19 have been recorded. COVID-19 can affect several systems, leading to disseminated intravascular coagulation, multiple organ and system dysfunction, and death. In order to ensure that future professionals are qualified to deal with the disease, the data will guide decision-making for planning strategies to better approach teaching regarding COVID-19 and its repercussions. Objective: To analyze academic knowledge about the diagnosis, management, and complications of COVID-19 among medical students at the Federal University of Maranhão-Imperatriz Campus. Methodology: Cross-sectional quantitative study, carried out through the application of forms among students from the fourth to sixth year. The data were tabulated in Microsoft-Office-Excel software (version-365®) and later exported to the R-Studio program (R-Core-Team-2022®). The Shapiro-Wilk test was performed to confirm the normality of the data. Once normality was discarded, the description of the categorical data was given by raw and relative frequencies, and the Wilcoxon or Kruskal-Wallis test was performed. Statistical significance was set at P<0.05. Results: 114 participants completed the questionnaire. The average score was 67.50% regarding the total, 95.03% on general characteristics of the disease, 93.20% on viral transmission and diagnosis, and regarding management, score was 52.05%. Approximately 47.37% indicated social networks as the main means of updating information. Conclusion: The data showed that the students have a satisfactory level of knowledge about forms of infection, transmission and diagnosis. However, the level of preparation is below ideal with regard to medical procedures relating to the most appropriate clinical management of the pathology.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7685
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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