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http://hdl.handle.net/123456789/7692
Título: | ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE KNOWLEDGE OF MEDICAL STUDENTS ABOUT THE DIAGNOSIS OF AUTISM SPECTRUM DISORDER |
Autor(es): | LALES, Kennedy Ferreira |
Palavras-chave: | Autismo; Diagnóstico; Transtorno do Espectro Autista Knowledge; Diagnosis; Autism Spectrum Disorder |
Data do documento: | 13-Out-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução: Segundo o DSM-5, o Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Ademais, o TEA não está tendo o destaque necessário atualmente, mesmo sendo abordado nas universidades brasileiras, permitindo a formação de médicos incapacitados a diagnosticarem o transtorno. Objetivo: Analisar o conhecimento acadêmico sobre diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, entre estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão-Campus Imperatriz. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo transversal, realizado através da aplicação de formulários entre acadêmicos do primeiro ao sexto ano. Inicialmente, os dados foram tabulados no software Microsoft Office Excel (versão 365®) e posteriormente exportados ao programa estatístico de acesso aberto R Studio (R Core Team, 2022®). Os dados foram descritos em frequências brutas (n) e relativas (%). A significância estatística foi estabelecida em P<0,05. Resultados: De modo geral, 87,07% dos discentes responderam que consideram insuficiente seu conhecimento acerca do TEA, 97% não consideram que o conteúdo de TEA durante a formação deixa o profissional habilitado para o diagnóstico. Outrossim, a maior parcela dos acadêmicos entrevistados apontou assertivamente grande parte das questões contidas no questionário, o que demonstra um ótimo conhecimento sobre o tema. Conclusão: Os dados evidenciaram que os participantes demonstraram um nível de preparação adequado em relação à identificação de sinais e sintomas do TEA. |
Descrição: | Introduction: According to DSM-5, Autism Spectrum Disorder is characterized by persistent deficits in social communication and interaction in multiple contexts, including deficits in social reciprocity, in nonverbal communication behaviors used for social interaction, and in skills to develop, maintain, and understand relationships. Moreover, ASD is not being given the necessary prominence today, even though it is addressed in Brazilian universities, allowing the training of doctors unable to diagnose the disorder. Objective: To analyze the academic knowledge on diagnosis of the Autistic Spectrum Disorder among medical students at the Federal University of Maranhão - Imperatriz Campus. Methodology: This is a cross-sectional quantitative study, carried out by applying forms among students from the first to the sixth year. Initially, data were tabulated in Microsoft Office Excel software (version 365®) and later exported to the open access statistical program R Studio (R Core Team, 2022®). Data were described as raw (n) and relative (%) frequencies. Statistical significance was set at P<0.05. Results: In general, 87.07% of the students answered that they consider their knowledge about ASD insufficient, 97% do not consider that the content of ASD during training leaves the professional qualified for diagnosis. Moreover, most of the interviewed students assertively pointed out most of the questions contained in the questionnaire, which demonstrates a great knowledge on the subject. Conclusion: The data showed that the participants demonstrated an adequate level of preparation regarding the identification of signs and symptoms of ASD. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7692 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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