Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7695
Título: | DESEMPENHO ACADÊMICO DE DISCENTES DE MEDICINA INGRESSADOS POR SISTEMAS DE COTAS EM UMA UNIVERSIDADE NO SUDOESTE DO MARANHÃO |
Título(s) alternativo(s): | ACADEMIC PERFORMANCE OF MEDICAL STUDENTS ADMITTED BY QUOTA SYSTEMS IN A UNIVERSITY IN SOUTHWEST MARANHÃO |
Autor(es): | CABEDO, Lucas Sarmento |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico; Estudantes de medicina; Políticas públicas; Ensino Academic achievement; Medical students; Public politics; Teaching |
Data do documento: | 11-Out-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução: O crescimento segmentar na inserção de negros e pardos no ambiente universitário, é uma realidade. É inegável a contribuição da Política de Ações afirmativas na inserção de pessoas socialmente desfavorecidas. Objetivo: Analisar o desempenho acadêmico de estudantes cotistas do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz em 2022 com 108 alunos. Os dados foram tabulados no software Microsoft Office Excel (versão 365®), analisados pelo R Studio (R Core Team, 2022®), e análise descritiva e inferencial por Shapiro-Wilk. Os dados categóricos foram por frequências brutas (n) e relativas (%), e a significância estatística com P < 0,05. Resultados: O Coeficiente de rendimento médio dos alunos cotistas foi de 8,90, e 9,01 para ampla concorrência. Alunos com renda menor que 1,5 salários-mínimos tiveram Coeficiente de rendimento médio inferior aos de renda maior que 1,5 salários-mínimos. Conclusão: Houve predomínio de brancos e pardos com renda média de 01 à 3 salários-mínimos. Os cotistas apresentaram rendimento acadêmico com coeficiente de rendimento médio inferior aos ingressados pelo sistema universal de vagas, e o coeficiente de rendimento médio se elevou proporcionalmente com a renda. |
Descrição: | Introduction: The segmental growth in the insertion of black and brown people in the university environment is a reality. It is undeniable the contribution of the Affirmative Action Policy in the insertion of socially disadvantaged people. Objective: To analyze the academic performance of quota students in the Medical School of the Federal University of Maranhão in Imperatriz. Methodology: A descriptive, cross-sectional, quantitative study was conducted in the medical course of the Federal University of Maranhão, Imperatriz in 2022 with 108 students. Data were tabulated in Microsoft Office Excel software (version 365®), analyzed by R Studio (R Core Team, 2022®), and descriptive and inferential analysis by Shapiro-Wilk. Categorical data were by raw (n) and relative (%) frequencies, and statistical significance with P < 0.05. Results: The average Income Coefficient of quota students was 8.90, and 9.01 for wide competition. Students with income lower than 1.5 minimum wages had a lower average income coefficient than those with income higher than 1.5 minimum wages. Conclusion: There was a predominance of whites or mixed race students with average income from 01 to 3 minimum wages. Quota-holders presented academic performance with an average income coefficient lower than those entering through the universal system, and the average income coefficient increased proportionally with income. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7695 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS_SARMENTO_CABEDO.pdf | TCC de Graduação | 388,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.