Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7696
Título: Formação médica e ensino remoto: Percepção dos discentes sobre o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Medical training and remote teaching: Students' perception of the teaching-learning process during the COVID-19 pandemic
Autor(es): BARBOSA, Luma Mourão de Ávila
Palavras-chave: Pandemia;
Ensino Online;
Educação de Graduação em Medicina;
Estudantes de Medicina
Pandemic;
Online Education;
Undergraduate Medical Education;
Medical students
Data do documento: 4-Out-2022
Editor: UFMA
Resumo: Introdução: A infecção por Coronavírus 2019 teve início na cidade de Wuhan, na China, e em pouco tempo propagou-se por todo o mundo, configurando uma pandemia. Diante disso, as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino Remoto Emergencial, gerando novas demandas e preocupações relativas ao ensino, principalmente referentes à qualidade da educação. Objetivo: Analisar a percepção dos discentes sobre o processo de ensino- aprendizagem durante a pandemia, permitindo uma melhor compreensão acerca das dificuldades encontradas na educação on-line emergencial. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado por meio da aplicação de questionários on-line para universitários de medicina de uma Instituição Federal. Resultados: Acerca da percepção dos discentes, constatou-se que 85% dos entrevistados relatam que a Universidade não oferece bom apoio psicológico e 54,1% apontam que os educadores não estão bem preparados para ministrar aulas remotas. Ademais, 76,8% dos educandos afirmam que não estão sendo bem preparados para a profissão e 77,3% alegam que a experiência com o ensino remoto é desapontadora. Por fim, 60,9% dos estudantes sentem que a vida social foi muito alterada após o ensino remoto, 60,4% manifestam solidão frequente e 70% se sentem desestimulados com o curso. Conclusão: O presente estudo sugere que o ensino remoto emergencial, do ponto de vista dos acadêmicos de medicina, apresenta impactos negativos sobre o processo de ensino- aprendizagem. Os resultados demonstram a necessidade de um replanejamento educacional, além de apontar a importância do desenvolvimento de pesquisas que abordem os impactos do ensino remoto emergencial no ensino acadêmico.
Descrição: Introduction: The infection by coronavirus 2019 started in Wuhan city, China, in a short period the disease spread throughout the globe, configuring a pandemic. Under these circumstances, Remote Emergency Classes substituted face-to-face classes, causing new demands and concerns regarding teaching, especially those referred to the quality of the education. Objective: To analyze the students’ perception of the teaching-learning process during the pandemic, allowing a better comprehension of the difficulties encountered in online emergency education. Methodology: It is a quantitative, transversal, and descriptive study, performed through the application of online questionnaires to medical university students of a Federal Institution. Results: About the perception of the students, it was found that 85% reported that the University doesn’t offer good psychological support and 54,1% said that the professors are not qualified to teach online classes. In addition, 76,8% of the students claimed that they don’t feel that they are being well prepared for professional life and 77,3% related that are disappointed about the remote classrooms. Lastly, 60,9% of the students feel that their social life has changed a lot after the remote teaching, 60,4% usually feel lonely and 70% feel cheerless with medical school. Conclusion: The present study suggests that remote emergency teaching, for the medical students, has negative impacts on the teaching-learning process. The results suggest the necessity of having better educational planning and the importance of developing research projects about the impacts of online emergency education on academic teaching.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7696
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luma_Mourao_de_Avila_Barbosa.pdfTCC de Graduação2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.