Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7699
Título: RELAÇÃO ENTRE A HESITAÇÃO VACINAL CONTRA A COVID-19 E O NÍVEL EDUCACIONAL DO BRASILEIRO
Título(s) alternativo(s): RELATIONSHIP BETWEEN VACCINE HESITATION AGAINST COVID-19 AND THE EDUCATIONAL LEVEL OF BRAZILIANS
Autor(es): SOUZA, Sandy Farias de
Palavras-chave: Cobertura Vacinal;
Recusa de Vacinação;
COVID-19;
Vacinas contra COVID-19;
Escolaridade
Vaccination Coverage;
Vaccination Refusal;
COVID-19;
COVID-19 Vaccines;
Educational Status
Cobertura de Vacunación;
Negativa a la Vacunación;
COVID-19;
Vacunas contra la COVID-19;
Escolaridad
Data do documento: 4-Out-2022
Editor: UFMA
Resumo: Objetivo: analisar a relação entre hesitação vacinal (medida através das coberturas vacinais) contra a Covid-19 e nível educacional de cada estado brasileiro, visando melhorar a aderência vacinal. Métodos: estudo transversal, descritivo e quantitativo, com informações sobre o nível educacional procedentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e coberturas vacinais obtidas das Secretarias Estaduais de Saúde. Através do Teste Qui-quadrado de Pearson foi analisada a relação entre as variáveis de cada estado. Resultados: o teste resultou em valores de p > 0,05, portanto descobriu-se que o Brasil encontra-se estatisticamente homogêneo para ambas as variáveis. Conclusão: nível educacional não é mais um fator relevante para hesitação vacinal, pois na realidade pós- pandêmica, o Brasil é um país com baixa recusa vacinal. Ademais, a própria pandemia é apontada pela literatura como causa dessa mudança, porque ela solucionou vários motivos relatados como causas da hesitação vacinal, como esquecimento, falta de motivação e desinformação.
Descrição: Objective: to analyse the relation between vaccine hesitancy (measured through vaccine coverage) against Covid-19 and educational level of each Brazilian state, aiming to improve vaccine adherence. Methods: cross-sectional, descriptive and quantitative study, with information on educational level from the Brazilian Institute of Geography and Statistics and vaccination coverage obtained from the State Health Departments. Through Pearson's Chi-square test, the relation between the variables of each state was analyzed. Results: the test resulted in p values > 0.05, so it was found that Brazil is statistically homogeneous for both variables. Conclusion: Educational level is no longer a relevant factor for vaccine hesitancy, because in the post-pandemic reality, Brazil is a country with low vaccine refusal. In addition, the pandemic itself is pointed out by the literature as the cause of this change, because it solved several reasons reported as causes of vaccine hesitancy, such as forgetfulness, lack of motivation and misinformation.________________Objetivo: analizar la relación entre reticencia vacunal (medida a través de la cobertura vacunal) contra el Covid-19 y nivel educativo de cada estado brasileño, apuntando mejorar la adherencia vacunal. Métodos: estudio transversal, descriptivo y cuantitativo, con información sobre nivel educativo del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística y coberturas de vacunación recolectadas de los Departamentos Estatales de Salud. A través de la prueba Chi-cuadrado de Pearson se analizó la relación entre las variables de cada estado. Resultados: la prueba arrojó valores de p > 0,05, como consecuencia se constató que Brasil es estadísticamente homogéneo para ambas variables. Conclusión: El nivel educativo ya no es un factor relevante para reticencia vacunal, porque en la realidad pospandémica, Brasil prezenta bajo rechazo vacunal. Además, la propia pandemia es señalada por la literatura como causante de ello, pues solucionó varios motivos señalados como causas de la reticencia vacunal, como olvido, desmotivación y desinformación.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7699
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