Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7704
Título: | Exame neurológico essencial segundo especialistas e acadêmicos de medicina |
Título(s) alternativo(s): | Essential neurological examination according to medical experts and academics |
Autor(es): | RODRIGUES, Victoria Livia Pedrosa |
Palavras-chave: | Exame Neurológico; Neurologia; Neurocirurgia; Estudantes de Medicina Neurologic Examination; Neurology; Neurosurgery; Students; Medical |
Data do documento: | 11-Out-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução. Para um diagnóstico apurado das afecções neurológicas, é relevante que se tenha conduta perspicaz, domínio prático e técnico do Exame Neurológico. Este, devido a sua complexidade, exige repetições em muitos pacientes para dominá-lo1. Entretanto, isto não é possível para os não-especialistas, provocando estado de ansiedade desde a vida acadêmica. Objetivo. Identificar e comparar as etapas consideradas mais importantes segundo especialistas do país e estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Método. Foi aplicado questionário contendo uma situação clínica e 47 itens do EN para serem graduados de 1 a 4, sendo 1 – quase nunca precisa ser incluído e 4 – deve ser sempre incluído. Ademais, responderam variáveis como sexo, tempo de trabalho, dificuldade em assimilar assuntos da Neurologia e se considerou difícil performar o Exame Neurológico. Resultados. Participaram 7 Neurologistas, 8 Neurocirurgiões e 33 estudantes. Todos os alunos relataram dificuldade em assimilar os assuntos da Neurologia e 21 consideraram o EN difícil de ser realizado. As etapas do EN, consideradas essenciais pelos especialistas foram o Reflexo Pupilar, Marcha, Tônus dos Braços, Tônus das Pernas, Reflexo Bicipital e Prova dos Braços estendidos; sendo apenas o Reflexo Pupilar e a Marcha consideradas importantes para os alunos. Conclusão. A Neurologia representa difícil desafio e temor acadêmico que diferiu dos profissionais. As etapas do Exame Neurológico consideradas mais importantes segundo as perspectivas dos especialistas da área e dos estudantes foram similares. Pode-se contribuir para fomentar a construção de protocolos para reduzir o receio da realização do Exame Neurológico. |
Descrição: | Introduction. For an accurate diagnosis of neurological disorders, it is important to have an insightful conduct, practical and technical mastery of Neurologic Examination. This, due to its complexity, requires repetitions in a large number of patients to master it1. However, this is not possible for non- specialists, causing a state of anxiety since academic life. Goal. Identify and compare the steps considered most important according to country experts and medical students at the Federal University of Maranhão. Method. A questionnaire containing a clinical situation and 47 Neurologic Examination items was applied to be graded from 1 to 4, with 1 – almost never needs to be included and 4 – should always be included. In addition, variables such as gender, working time, whether they have difficulty assimilating Neurology subjects and whether they considered it difficult to perform the Neurologic Examination were answered. Results. 7 Neurologists, 8 Neurosurgeons and 33 students participated. All students reported difficulty in assimilating Neurology subjects and 21 considered the Neurologic Examination difficult to perform. Of the EN stages, the following were considered essential by the specialists: Pupil Reflex, Gait, Arm Tonus, Leg Tonus, Bicipital Reflex, and Extended Arms Test; being only the Pupilar Reflex and the Gait considered important for the students. Conclusion. Neurology represents a difficult academic challenge and fear. The stages of the Neurological Examination considered the most important according to specialists and the students were similar. It can contribute to encourage the construction of protocols to reduce the fear of performing the Neurological Examination. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7704 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ELEM._PRE_TEXTUAIS_VICTORIA_LIVIA_PEDROSA_RODRIGUES.pdf | TCC de Graduação | 212,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.