Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7706
Título: Análise das concepções de licenciandas em Ciências Biológicas sobre Educação Inclusiva
Título(s) alternativo(s): Analysis of the conceptions of undergraduate students in Biological Sciences about Inclusive Education
Autor(es): SANTOS, Silvenilma Conceição
Palavras-chave: ciências biológicas;
educação inclusiva;
formação docente.
biological sciences;
inclusive education;
teacher training.
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Este trabalho tem como finalidade investigar as concepções que as licenciandas de um curso de Ciências Biológicas têm sobre a Educação Inclusiva. Assim como em outras licenciaturas, os cursos de Ciências Biológicas possuem, dentre os seus componentes curriculares, a oferta das disciplinas obrigatórias voltadas para esta temática. Nesse caso, vamos identificar a presença da Educação Inclusiva no curso de Ciências Biológicas, a partir de seu projeto pedagógico, afim de investigar, a partir do discurso das entrevistadas, suas concepções sobre Educação Inclusiva. A pesquisa é do tipo qualitativa, sendo realizado um estudo de Caso. Foi realizada uma análise documental do Projeto Pedagógico do curso analisado e também a aplicação de entrevistas semiestruturadas com quatro licenciandas do referido curso. Para a análise dos dados obtidos, adotamos a análise de conteúdo descrita por Bardin. Por fim, pudemos analisar e perceber as concepções acerca da Educação Inclusiva e de como ela está inserida, percebemos também através das entrevistas que inclusão precisa ser mais vista dentro do curso, principalmente na parte de formar professores com um olhar mais inclusivo, tendo em vista que as Ciências Biológicas também contribui para nossa formação como cidadão.
Descrição: Abstract The purpose of this work is to investigate the conceptions that undergraduate students of a Biological Sciences course have about Inclusive Education. As in other degrees, the courses in Biological Sciences have, among their curricular components, the offer of mandatory subjects focused on this theme. In this case, we will identify the presence of Inclusive Education in the Biological Sciences course, based on its pedagogical project, in order to investigate, based on the interviewees' discourse, their conceptions on Inclusive Education. The research is of the qualitative type, being carried out a case study. A documental analysis of the Pedagogical Project of the analyzed course was carried out and also the application of semi-structured interviews with four graduates of the referred course. For the analysis of the obtained data, we adopted the content analysis described by Bardin. Finally, we were able to analyze and perceive the conceptions about Inclusive Education and how it is inserted, we also realized through the interviews that inclusion needs to be more seen within the course, mainly in the part of training teachers with a more inclusive look, in view of that Biological Sciences also contributes to our formation as citizens.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7706
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVENILMACONCEIÇÃOSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso981,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.