Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7711
Título: Educação ambiental e ensino superior: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura do Centro de Ciências Humanas
Título(s) alternativo(s): Environmental education and higher education: a look at the pedagogical projects of the undergraduate courses at the Center for Human Sciences
Autor(es): SAMPAIO, Juliany Pereira
Palavras-chave: educação ambiental;
formação de professores;
transversalidade.
environmental education;
teacher training;
transversality.
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Essa pesquisa tem o intuito de analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura do Centro de Ciências Humanas (CCH) – da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se é possível observar a EA apresentada como uma área transversal e interdisciplinar, fazendo parte de atividades complementares, pesquisa e extensão auxiliando no processo de formação de profissionais licenciados. Os documentos analisados foram dos cursos: Artes visuais, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro- Brasileiros, Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas e uma língua estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Letras - Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Música e Teatro. Esta pesquisa documental forneceu dados de que pouco se percebe sobre Educação Ambiental nos PPC dos cursos de licenciatura. As leis mencionadas nesta pesquisa foram raramente abordadas nos documentos e a formação dos professores pode estar comprometida em auxiliar na formação do sujeito ecológico capaz de identificar e problematizar questões socioambientais, agindo sobre elas.
Descrição: ABSTRACT This research objective to analyze the Pedagogical Projects of the Licentiate Courses (PPC) of the Center for Human Sciences (CCH) - of the Federal University of Maranhão (UFMA), if it is possible to observe the EE presented as a transversal and interdisciplinary area, making part of complementary activities, research and extension helping in the process of training licensed professionals. The documents analyzed were from the following courses: Visual Arts, Social Sciences, Philosophy, Geography, History, Interdisciplinary Degree in African and Afro- Brazilian Studies, Letters with qualification in Portuguese and respective literatures and a foreign language (Spanish, French and English), Letters - Degree in Brazilian Sign Language (LIBRAS), Music and Theater. This documental research provided data that little is perceived about Environmental Education in the PPC of undergraduate courses. The laws mentioned in this research were rarely addressed in the documents and the training of teachers can be committed to helping in the formation of the ecological subject capable of identifying and problematizing socio-environmental issues, acting on them.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7711
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANYPEREIRASAMPAIO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso284,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.