Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7715
Título: MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS: História, cultura e resiliência quilombola Santo Antônio dos Pretos em Codó/MA
Título(s) alternativo(s): BLACK QUILOMBO WOMEN: History, culture and resilience of the Santo Antônio dos Pretos quilombola community in Codó/MA
Autor(es): CRUZ, Sheila Cristina Ribeiro da
Palavras-chave: Mulheres quilombolas;
Memórias;
História;
Cultura;
Resistência
quilombola women;
memories;
history;
culture;
resilience
Data do documento: 14-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa aborda o papel das mulheres quilombolas da comunidade Santo Antônio dos Pretos, situada em Codó, no Maranhão, no ensino de história. Teve como objetivo geral compreender como se dá a preservação da história, cultura e das tradições quilombolas aparti das narrativas das mulheres do quilombo Santo Antônio dos Pretos. A partir de um enfoque interdisciplinar, o estudo tem como objetivos específicos compreender como a história local e as tradições ancestrais das mulheres quilombolas podem ser integradas ao currículo escolar, promovendo um ensino mais contextualizado e valorizando a identidade e a memória dessas comunidades; analisar os desafios enfrentados por essas mulheres na luta pela preservação de suas tradições e na construção de espaços de resistência frente à marginalização e à invisibilidade histórica; e, investigar as estratégias e práticas desenvolvidas por elas para fortalecerem a transmissão e o ensino de conhecimentos tradicionais. A pesquisa é qualitativa, organizada em duas etapas: bibliográfica e de campo. No referencial teórico, enfatizamos os estudos Nascimento (1980; 2016), Oliveira (2021) e Akotirene (2019)). A etapa de campo conta com entrevistas e relatos das mulheres quilombolas, sobre suas vivências no ensino de história e como elas utilizam sua cultura e tradição como base para a construção de uma educação mais inclusiva e plural para contribuir com a valorização de suas experiências e saberes. Entre os resultados, apresentamos propostas e recomendações para que as práticas pedagógicas sejam mais sensíveis às demandas e especificidades das mulheres quilombolas, reconhecendo sua importância na formação da identidade e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Concluímos que é necessário enfatizar o potencial transformador da inserção dos conhecimentos e tradições quilombolas no ensino de história, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e para a desconstrução de estigmas e preconceitos presentes na sociedade.
Descrição: This research addresses the role of quilombola women from the Santo Antônio dos Pretos community, located in Codó, Maranhão, in teaching history. The general objective was to understand how the history, culture and quilombola traditions are preserved through the narratives of the women of the Santo Antônio dos Pretos quilombo. From an interdisciplinary approach, the study's specific objectives are to understand how the local history and ancestral traditions of quilombola women can be integrated into the school curriculum, promoting more contextualized teaching and valuing the identity and memory of these communities; analyze the challenges faced by these women in the fight to preserve their traditions and in the construction of spaces of resistance in the face of marginalization and historical invisibility; and, investigate the strategies and practices developed by them to strengthen the transmission and teaching of traditional knowledge. The research is qualitative, organized in two stages: bibliographic and field. In the theoretical framework, we emphasize the studies Nascimento (1980; 2016), Oliveira (2021) and Akotirene (2019)). The field stage includes interviews and reports from quilombola women, about their experiences teaching history and how they use their culture and tradition as a basis for building a more inclusive and plural education to contribute to the appreciation of their experiences and knowledge. . Among the results, we present proposals and recommendations so that pedagogical practices are more sensitive to the demands and specificities of quilombola women, recognizing their importance in the formation of identity and the construction of a more just and egalitarian society. We conclude that it is necessary to emphasize the transformative potential of including quilombola knowledge and traditions in history teaching, contributing to the appreciation of cultural diversity and the deconstruction of stigmas and prejudices present in society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7715
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHEILA CRISTINA RIBEIRO DA CRUZ.pdfTCC de Graduação1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.