Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7726
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dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Cálio Linard de-
dc.date.accessioned2024-08-16T18:29:29Z-
dc.date.available2024-08-16T18:29:29Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7726-
dc.descriptionThis study consists of visualizing the Maranhão´s Federal University Central Library accessibility management situation, to ascertain if the referred informational unity has a inclusive space. Objectives study accessibility in the context of UFMA´s Central Library university libraries management. Exposes a theoretical referential about the aspects wich refer to accessibility, as: term definition, accessibility dimensions, correct naming of the expression ‘person with disability’, disabilities subdivisions, and the main legal milestones wich have advances, rules and standards in relation to the vocable. Discourses also about the university libraries, libraries management aspects, as well as how the contextualization between university libraries and accessibility in relation to people with disability is made. As methodology, the bibliographic research was adopted for research and theoretical deepening about the theme, and the field research with the library´s managers, the accessibility department and the students with disability of CCSO. Describes the results obtained through survey applied to the target public. Concludes that the Library, despite some advancements, still isn´t widely accessible to people with disabilities wich want to use it´s space.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em visualizar a situação da gestão da acessibilidade na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão para constatar se a referida unidade de informação desfruta de um espaço inclusivo. Objetiva estudar acessibilidade no contexto da gestão das bibliotecas universitárias na Biblioteca Central da UFMA. Expõe um referencial teórico acerca de aspectos que perpassam a acessibilidade, como: definição do termo, dimensões da acessibilidade, aspectos históricos, nomenclatura correta da expressão ‘pessoa com deficiência’, subdivisões das deficiências e principais marcos legais que dispõem de avanços, regras e padrões com relação ao vocábulo. Discorre também sobre bibliotecas universitárias, aspectos de gestão em bibliotecas, bem como é feita a contextualização entre gestão em bibliotecas universitárias e acessibilidade no que concerne às pessoas com deficiência. Adotou- se como metodologia, a pesquisa bibliográfica, para levantamento e aprofundamento teórico acerca da temática; e a pesquisa de campo, com as gestoras tanto da Biblioteca, quanto do setor de acessibilidade, além dos discentes com deficiência do CCSO. Descreve os resultados obtidos através da pesquisa aplicada com o público-alvo. Conclui que a Biblioteca apesar de certos avanços, ainda não se encontra plenamente acessível às pessoas com deficiência que buscam utilizar seu espaço.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectacessibilidade;pt_BR
dc.subjectbibliotecas universitárias;pt_BR
dc.subjectacessibilidade em bibliotecas;pt_BR
dc.subjectgestão em bibliotecas;pt_BR
dc.subjectpessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectaccessibility;pt_BR
dc.subjectuniversity libraries;pt_BR
dc.subjectaccessibility on libraries;pt_BR
dc.subjectlibrary management;pt_BR
dc.subjectpeople with disabilitypt_BR
dc.titleA acessibilidade no contexto da gestão das bibliotecas universitárias: um estudo na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeAccessibility in the context of university library management: a study at the Central Library of the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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