Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7727
Título: PLÁGIO OU AUTORIA: o Chat GPT na perspectiva da ética acadêmica
Título(s) alternativo(s): PLAGIARISM OR AUTHORSHIP: GPT Chat from the perspective of academic ethics
Autor(es): LOBO, Danyelle França
Palavras-chave: Chat GPT;
Academic Plagiarism;
Artificial Intelligence;
Copyright Law in Brazil
Chat GPT;
Plágio Acadêmico;
Inteligência Artificial;
Direito Autoral no Brasil
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre o Chat GPT e suas implicações éticas. Aborda a influência da tecnologia na sociedade, assim como a evolução da Inteligência Artificial. Foca na importância da ética na produção acadêmica, especialmente diante do desafio do plágio facilitado por softwares de IA, como o Chat GPT. Destaca a relevância do Direito Autoral na proteção das obras. Discute a necessidade de refletir sobre o uso ético do Chat GPT na produção acadêmica. Objetiva analisar as implicações éticas do Chat GPT na esfera acadêmica. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa. O referencial teórico abrange temas como Direito Autoral, plágio, ética acadêmica, IA e o Chat GPT. Destaca a crescente presença da IA como os chatbots e o Chat GPT. Discute seus usos, limitações e desafios éticos. Enfatiza as implicações éticas, como o risco de plágio, privacidade e confiabilidade das informações geradas. Propõe recomendações para evitar o plágio, como a verificação de conteúdo e políticas institucionais. Questiona a definição da produção desenvolvida pelo Chat GPT, na perspectiva da Lei de Direito Autoral, com abordagem na Autoria. Conclui que o Chat GPT é uma ferramenta de auxílio na escrita acadêmica, mas seu uso indevido pode configurar plágio. Aponta para a necessidade de pesquisas interdisciplinares para explorar ética e Direito Autoral na aplicação da IA abrindo novas perspectivas para seu uso na produção científica.
Descrição: Study on Chat GPT and its ethical implications. Addresses the influence of technology on society, as well as the evolution of Artificial Intelligence. Focuses on the importance of ethics in academic production, especially in the face of the plagiarism challenge facilitated by AI software, such as Chat GPT. Highlights the relevance of Copyright Law in protecting works. Discusses the need to reflect on the ethical use of Chat GPT in academic production. Aims to analyze the ethical implications of Chat GPT in the academic sphere. Adopts exploratory bibliographic research with a qualitative approach as the methodology. The theoretical framework covers topics such as Copyright Law, plagiarism, academic ethics, AI, and Chat GPT. Emphasizes the growing presence of AI, like chatbots and Chat GPT. Discusses their uses, limitations, and ethical challenges. Highlights ethical implications, such as the risk of plagiarism, privacy, and reliability of generated information. Proposes recommendations to avoid plagiarism, such as content verification and institutional policies. Questions the definition of production developed by Chat GPT, from the perspective of Copyright Law, with a focus on authorship. Concludes that Chat GPT is an auxiliary tool in academic writing, but its misuse can constitute plagiarism. Points to the need for interdisciplinary research to explore ethics and Copyright Law in the application of AI, opening new perspectives for its use in scientific production.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7727
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