Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRITO, Dayson Francisco-
dc.date.accessioned2024-08-16T18:41:43Z-
dc.date.available2024-08-16T18:41:43Z-
dc.date.issued2023-01-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7728-
dc.descriptionThe aim of this study was to propose a mobile application for cataloging in a school library. The study proposal is based on field research carried out at the Colégio Universitário - COLUN School under the management of the Federal University of Maranhão - UFMA. It was based on exploratory research, applied to 21 students from the information unit in the afternoon. The questionnaire applied used resources, instruments that made it possible to collect data with the application of open and closed "semi-structured" questions allowing the collection of information relevant to the author of the research and allowing the researcher to use open questions, free explanation about the approach, problem presented during the research. The questions addressed to the interviewees focused on specific points, the relationship that students have with information technologies and the means used to realize the interaction between them and the technological devices used in this process. The answers allowed the formulation and modeling of a mobile application, biblioteclar, whose use is intended to contribute to the teaching process by directing books to students, helping them in classroom activities and improving the indices that measure the quality of teaching in Brazil.pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se com este estudo a proposição de uma aplicação móvel direcionada para a catalogação de biblioteca escolar. A proposta deste trabalho é baseada na pesquisa de campo realizada no Colégio Universitário (COLUN), sob a gestão da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Usou-se como base a pesquisa exploratória, esta aplicada a 21 alunos da unidade de informação do período vespertino; o questionário aplicado utilizou recursos e instrumentos que possibilitaram a coleta de dados com a aplicação de perguntas “semiestruturais” abertas e fechadas, permitindo o levantamento de informações relevantes ao autor da pesquisa e possibilitando o uso de questões abertas, além da livre explanação sobre a abordagem e a problemática apresentada durante a pesquisa. Focou-se em pontos específicos com as questões abordadas com os entrevistados, como a relação que os alunos têm com as tecnologias da informação e os meios utilizados na concretização da interação entre eles e os dispositivos tecnológicos usados nesse processo. As respostas permitiram a formulação e a modelagem de um aplicativo mobile, “biblioteclar”, cujo uso tem a finalidade de contribuir no processo de ensino, direcionando livros aos discentes e auxiliando-os nas atividades em sala de aula a fim de melhorar os índices que medem a qualidade de ensino no Brasil.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCOLUN;pt_BR
dc.subjectAplicativo Mobile;pt_BR
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectCOLUN;pt_BR
dc.subjectMobile Application;pt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.titleAPLICATIVO MÓVEL PARA CATALOGOS ONLINE NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA PROPOSTA AO ALCANCE DAS MÃOSpt_BR
dc.title.alternativeMOBILE APPLICATION FOR ONLINE CATALOGS IN THE SCHOOL LIBRARY: A PROPOSAL AT YOUR FINGERTIPSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYSON FRANCISCO BRITO.pdfTCC de Graduação3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.