Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Djane da-
dc.date.accessioned2024-08-16T18:49:49Z-
dc.date.available2024-08-16T18:49:49Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7729-
dc.descriptionAnalysis of the systematic literature review on actions carried out in school libraries to include children with Autism Spectrum Disorder (ASD). As well as the contributions of the Librarianship professional in these environments to the inclusion of this subject in school routines and in society, through reading practices. The objective of the research was to: map the literature published in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the SCIELO database, between the periods of 2010 and 2023, to ascertain the existence of publications that present in their scope, actions developed for the inclusion of children with ASD, by school libraries and librarians, based on practices to encourage reading in early childhood and elementary education. It also sought to find out how this professional participates in the institution's Political-Pedagogical Project (PPP). As Methodology, the study carried out bibliographical research in order to understand the autistic subject, his difficulties and needs in the school environment, as well as studies on actions already carried out in school libraries involving this subject, a systematic literature review was also carried out with search and mining subject in the BDTD/IBICT and SCIELO databases, using pre-established inclusion and exclusion criteria, in order to map and analyze scientific productions between the years 2010 and 2023 relating to the topic in question. This study concluded that the absence of publications on the topic allows us to suggest actions in the area of Library Science and Information Science that give visibility to scientific research on school libraries in order to contribute in the future to these socialization and inclusion environments for autistic subjects.pt_BR
dc.description.abstractAnálise da revisão sistemática da literatura sobre as ações realizadas nas bibliotecas escolares, para a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) bem como as contribuições do profissional de Biblioteconomia nesses ambientes para a inclusão desse sujeito nas rotinas escolares e na sociedade, por meio das práticas de leitura. A pesquisa delineou como objetivo: mapear as literaturas publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e na base de dados da SCIELO, entre os períodos de 2010 a 2023, para averiguar a existência de publicações que apresentam em seu escopo, ações desenvolvidas para a inclusão de crianças com TEA, pelas bibliotecas e bibliotecários escolares, a partir das práticas de incentivo à leitura na educação infantil e ensino fundamental. Buscou também averiguar de que maneira se dá a participação desse profissional no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Como Metodologia, o estudo realizou a pesquisa bibliográfica no intuito de entender o sujeito autista, suas dificuldades e necessidades no ambiente escolar, assim como estudos sobre ações já realizadas em bibliotecas escolares envolvendo esse sujeito. Também foi realizada a revisão sistemática de literatura com busca e mineração de assunto nas bases de dados BDTD/IBICT e SCIELO, se utilizando de critérios de inclusão e exclusão pré- estabelecidos, a fim de mapear e analisar as produções científicas entre os anos de 2010 e 2023 relativo à temática em questão. Este estudo concluiu que a ausência de publicações sobre o tema nos permite sugerir ações na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação que deem visibilidade às pesquisas científicas sobre biblioteca escolar no sentido de contribuir futuramente com esses ambientes de socialização e inclusão do sujeito autistas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRevisão Sistemática;pt_BR
dc.subjectAutismo;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolar;pt_BR
dc.subjectBibliotecário Escolar;pt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectSystematic Review;pt_BR
dc.subjectAutism;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectSchool Library;pt_BR
dc.subjectReading Practicespt_BR
dc.titleBIBLIOTECA ESCOLAR E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.title.alternativeSCHOOL LIBRARY AND THE INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD): systematic literature reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJANE DA SILVA.pdfTCC de Graduação503,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.