Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Elizabethe Pereira de-
dc.date.accessioned2024-08-16T18:58:04Z-
dc.date.available2024-08-16T18:58:04Z-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7730-
dc.descriptionStudy on the impact of digital books on the reading practices of Librarianship students at the Federal University of Maranhão during the pandemic period. It presents the definitions, characteristics and historical trajectory of the digital book. Describes the evolution of the physical book since the first known reading medium. Considers university libraries and their operation during the pandemic period. It discusses access to digital books by students on the Library Science course at the Federal University of Maranhão. The methodological character is field research with a qualitative approach. It is also characterized as exploratory and descriptive. The literature review enabled the theoretical basis of the arguments presented throughout the research, based on the authors: Chartier (1988), Procópio (2013), Silva (2013) Baptista (2014), Kama (2016), Rosa, Reis and Souza (2021), Thompson (2023) and others. The data collection instrument that enabled the analysis and discussion of the phenomenon investigated was a questionnaire prepared in Google Forms in online mode, sent directly to the respondents' device. The research universe consisted of the Library Science course at the Federal University of Maranhão, and the subjects were students from the aforementioned undergraduate course. It is clear that there was an increase in the reading of digital books during the period studied. Perspectives on the role of the librarian professional were identified through technological changes. It concludes that there was a positive contribution of digital books to the reading practices of Librarianship students, during the period of the Covid-19 pandemic. It suggests studies on psychological factors that books provide to the reader and the application of questionnaires with other age groups.pt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre os livros digitais e a leitura digital dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Objetiva analisar o impacto dos livros digitas nas práticas de leitura dos discentes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão durante o período pandêmico. O caráter metodológico é de pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Sendo, também, caracterizada como exploratória e descritiva. A revisão da literatura viabilizou o embasamento teórico dos argumentos expostos ao longo da pesquisa, pautada nos autores: Chartier (1988), Procópio (2013), Silva (2013) Baptista (2014), Kama (2016), Rosa, Reis e Souza (2021), Thompson (2023) e outros. O instrumento de coleta de dados que propiciou a análise e discussão do fenômeno investigado foi o questionário semiestruturado, elaborado no Google Forms em modo online, enviado diretamente ao dispositivo dos respondentes. O universo da pesquisa se constituiu do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, e os sujeitos foram os discentes do referido curso de graduação. Constata que houve aumento na leitura de livros digitais no período estudado. Foram identificadas perspectivas sobre a atuação do profissional bibliotecário, mediante as mudanças tecnológicas. Conclui que houve contribuição positiva dos livros digitais nas práticas de leitura dos discentes de Biblioteconomia, durante o período da pandemia do Covid-19. Sugere estudos sobre fatores psicológicos que os livros proporcionam ao leitor e a aplicação de questionários a outras faixas etárias.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectlivros digitais;pt_BR
dc.subjectpandemia;pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectdiscentes de Biblioteconomia;pt_BR
dc.subjectcurso de Biblioteconomia;pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdigital books;pt_BR
dc.subjectpandemic;pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectlibrary science students;pt_BR
dc.subjectLibrary Science course;pt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhãopt_BR
dc.titleOS LIVROS E A PANDEMIA: práticas de leitura digital dos estudantes de Biblioteconomia da UFMApt_BR
dc.title.alternativeBOOKS AND THE PANDEMIC: digital reading practices of UFMA Library Science studentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZABETHE PEREIRA DE SOUZA.pdfTCC de Graduação2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.