Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, Gleidson Douglas Carvalho-
dc.date.accessioned2024-08-16T19:05:39Z-
dc.date.available2024-08-16T19:05:39Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7731-
dc.descriptionVision is literally related to memory, because “those who are not seen are not remembered”. Photographic records are studied, in Librarianship, through the disciplines of Information Source and Thematic Information Analysis, where we learn to see the image in a technical way, with different perspectives. Furthermore, the Library Science course is extremely important for the reading society, as it is the course responsible for training professionals capable of processing and disseminating information, in addition to organizing and preserving collections. On the other hand, to build a memory, it is necessary to revisit the past, so that the information can be updated and retold, with a view to the future, using images and photographs as the main source. As it is a primary source, photography portrays reality as it happened, as the researcher has numerous points of view to be observed. Thus, this Course Completion Work proposed to develop research, based on the following question: How can the use of photography serve to reconstitute information records for the 50th anniversary celebrations of the library science course in Maranhão? To develop the theme, there is also a general objective: to recompose the records of the 50th anniversary celebrations of the Library Science course in Maranhão, through photography. And the specific objectives were the following: to present a brief historical report about librarianship as a field of knowledge; discuss photography as a source of information and; expose fifty years of the library science course with the use of photographic records. The mythological path was developed through bibliographical research, using secondary research sources, valuing books and other similar records. He also made use of documentary sources, with the exhibition of photographs. Having the collected information in hand, it was systematized, with analysis and discussion, in order to consolidate the arguments and reach the conclusion of the research. it is concluded that the photographic archive is important to perpetuate facts that occurred in moments to be valued. And the experience of recording the celebrations of the highlighted event, using images, was enriching.pt_BR
dc.description.abstractA visão está relacionada, literalmente, à memória, pois “quem não é visto não é lembrado”. Os registros fotográficos são estudados, na Biblioteconomia, pelas disciplinas de Fonte de Informação e Análise Temática da Informação, onde aprende- se a ver a imagem de forma tecnicista, com outros olhares. Outrossim, o curso de Biblioteconomia é de suma importância para a sociedade leitora, pois é o curso responsável pela formação de profissionais capazes de tratar e disseminar a informação, além de organizar e preservar acervos. Por outro lado, para a construção de uma memória, é preciso revisitar o passado, para que possa ser atualizada a informação e recontada, tendo em vista o futuro, tendo como principal fonte as imagens e fotografias. Por ser uma fonte primária, a fotografia retrata a realidade como ocorrido, pois o pesquisador tem inúmeros pontos de vista a serem observados. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs desenvolver pesquisa, tendo como base a seguinte questão: Como a utilização da fotografia pode servir para a recomposição dos registros de informação das comemorações de 50 ano do curso de biblioteconomia no Maranhão? Tem-se também, para desenvolvimento do tema, como objetivo geral: recompor os registros das comemorações de 50 anos do curso de Biblioteconomia no Maranhão, por meio da fotografia. E os objetivos específicos foram os seguintes: apresentar breve relato histórico acerca da biblioteconomia como campo do saber; discutir a fotografia como fonte de informação e; expor os cinquenta anos do curso de biblioteconomia com o uso de registros fotográficos. O caminho mitológico foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, com a utilização de fontes secundárias de pesquisa, valorizando livros e outros registros similares. Também fez uso de fontes documentais, com a exposição de fotografias. Tendo em mãos as informações coletadas, fez-se a sistematização das mesmas, com a análise e discussão, a fim de sedimentar os argumentos e chegar à conclusão da pesquisa. conclui-se que o arquivo fotográfico é importante para concretizar perpetuação de fatos ocorridos em momentos a serem valorizados. E a experiência de registro das comemorações do evento destacado, com o uso de imagens, foi enriquecedor.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRegistros fotográficos;pt_BR
dc.subjectFontes de Informação;pt_BR
dc.subjectAnálise Temática da Informação;pt_BR
dc.subjectBiblioteconomia;pt_BR
dc.subjectERECINpt_BR
dc.subjectPhotographic records;pt_BR
dc.subjectInformation sources;pt_BR
dc.subjectThematic Analysis of Information;pt_BR
dc.subjectLibrarianship;pt_BR
dc.subjectERECINpt_BR
dc.titleFOTOGRAFIA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO: recomposição dos registros fotográficos das comemorações de 50 ano do curso biblioteconomia no Maranhãopt_BR
dc.title.alternativePHOTOGRAPHY AS A SOURCE OF INFORMATION: recomposition of photographic records of the 50th anniversary celebrations of the library science course in Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEIDSON DOUGLAS CARVALHO VIANA.pdfTCC de Graduação10,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.