Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7733
Título: DA INFORMAÇÃO Á ESTÉTICA
Título(s) alternativo(s): FROM INFORMATION TO AESTHETICS
Autor(es): CERQUEIRA, Hortência Nicácio
Palavras-chave: competências infocomunicacionais;
profissionais da saúde de São Luís;
estética;
informação
infocommunicational competencies;
healthcare professionals in São Luís;
aesthetics;
information
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre o comportamento infocomunicacional dos profissionais da área de saúde que atuam na estética em São Luís. Objetiva identificar como esses profissionais buscam, acessam, compartilham e utilizam informações na realização de seus procedimentos estéticos. Caracteriza-se de uma abordagem qualitativa com as pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e explicativa. A abordagem qualitativa analisou as três dimensões da competência infocomunicacional - em informação, comunicação e operacionais. O universo da pesquisa abrangeu profissionais da área da saúde atuantes da Estética na cidade São Luís, que possuem registros nos Conselhos Profissionais com habilitação em estética, dentre eles: médicos dermatologistas, biomédicos, fisioterapeutas e dentistas. A pesquisa bibliográfica foi realizada em fontes de informação da Biblioteconomia, Ciência da Informação envolvendo os canais formais e informais de divulgação científica, e de suportes impresso e eletrônico, tais como Base de Dados Referências de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT (BDTD), Scielo, Portal de Periódicos CAPES. Para a coleta de dados foi elaborada uma entrevista semiestruturada com 8 profissionais escolhidos aleatoriamente. Verificou que existe uma preocupação de buscar fontes de informação confiáveis e com respaldo científico, utilizando tanto ferramentas de busca online quanto outros profissionais e pesquisadores de referência. Concluiu que as buscas por informações destes profissionais estão relacionadas a como realizar procedimentos pouco invasivos, produtos que podem ser utilizados nos procedimentos e assuntos relacionados a aquisição de habilidades que auxiliam na comunicação com cliente/ paciente, como técnicas de fidelização de cliente, negociação e vendas, demonstrando uma necessidade de informações que vão além das específicas de suas áreas de atuação.
Descrição: Study on the infocommunicational behavior of healthcare professionals working in aesthetics in São Luís. The objective is to identify how these professionals seek, access, share, and use information in carrying out their aesthetic procedures. It is characterized by a qualitative approach with exploratory, bibliographic, documentary, and explanatory research. The qualitative approach analyzed the three dimensions of infocommunicational competence - in information, communication, and operations. The research universe included healthcare professionals working in Aesthetics in the city of São Luís, who are registered with Professional Councils with expertise in aesthetics, including dermatologists, biomedical professionals, physiotherapists, and dentists. Bibliographic research was conducted in information sources from Library Science, Information Science involving formal and informal channels of scientific dissemination, and printed and electronic supports, such as the Database of References for Articles in Information Science (BRAPCI), IBICT's Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Scielo, and CAPES Periodicals Portal. For data collection, a semi-structured interview was conducted with 8 randomly selected professionals. It was found that there is a concern to seek reliable and scientifically supported sources of information, using both online search tools and other professionals and researchers as references. It was concluded that the information searches of these professionals are related to how to perform minimally invasive procedures, products that can be used in procedures, and topics related to acquiring skills that assist in communication with clients/patients, such as client loyalty techniques, negotiation, and sales. This demonstrates a need for information beyond the specific areas of their expertise.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7733
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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