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dc.contributor.authorSANTOS, Ianca Danielle Teixeira dos-
dc.date.accessioned2024-08-20T13:55:36Z-
dc.date.available2024-08-20T13:55:36Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7735-
dc.descriptionThis researchaimsto study the curricularstructure ofthe Library Science coursesat the Federal University of Maranhão and the State University of Piauí to verify if they include Information Technologies as specific disciplines. As for the methodological procedures, it is a qualitative research based on bibliographic and documentary research, of a descriptive nature, whose datacollection occurred through documentary research carried out in the Pedagogical Projects of the courses studied. It was identified that each of the investigated Schools of Library Science has three mandatory disciplines on information technologies in their curricula, which have a common matrix regarding the contents taught. It was concluded that the courses at UFMA andUespi fulfill their roles of presenting information technology topics, enabling some practice asin the disciplines of Information Units Automation (UFMA) and Automated Systems Analysisand Design for Information Units (Uespi), but they lack content such as Databases and Data Analysis.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva estudar a estrutura curricular dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a fim de verificar se contemplam as Tecnologias de Informação enquanto disciplinas específicas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, embasada pelas pesquisas bibliográfica e documental, de cunho descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental realizada nos Projetos Pedagógicos dos cursos estudados. Identificou-se que, cada uma das Escolas de Biblioteconomia investigada tem, em suas matrizes curriculares, três disciplinas obrigatórias sobre as tecnologias de informação e que estas possuem matriz em comum em relação aos conteúdos ministrados. Concluiu-se que as disciplinas da UFMA e da UESPI cumprem seus papéis de apresentar os assuntos sobre tecnologia da informação, possibilitando alguma prática, assim como nas disciplinas de Automação de Unidades de Informação (UFMA) e Análise e Projeto de Sistemas Automatizados para Unidades de Informação (UESPI), e na criação de sites, repositórios e catálogos eletrônicos, como exemplo da disciplina de Tecnologia e Gerenciamento da Informação (UFMA). No entanto, as disciplinas possuem ausência de conteúdos como Banco de Dados e Análise de Dados.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino da Tecnologia da Informação - UFMA;pt_BR
dc.subjectEnsino da Tecnologia da Informação - UESPI;pt_BR
dc.subjectCurrículo;pt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectInformation Technology education - UFMA;pt_BR
dc.subjectInformation Technology education - UESPI;pt_BR
dc.subjectCurriculum;pt_BR
dc.subjectPedagogical Projectpt_BR
dc.titleO ENSINO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DO MARANHÃO E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍpt_BR
dc.title.alternativeTEACHING INFORMATION TECHNOLOGY IN LIBRARY SCIENCE COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITIES OF MARANHÃO AND THE STATE UNIVERSITY OF PIAUÍpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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