Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7735
Título: O ENSINO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DO MARANHÃO E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Título(s) alternativo(s): TEACHING INFORMATION TECHNOLOGY IN LIBRARY SCIENCE COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITIES OF MARANHÃO AND THE STATE UNIVERSITY OF PIAUÍ
Autor(es): SANTOS, Ianca Danielle Teixeira dos
Palavras-chave: Ensino da Tecnologia da Informação - UFMA;
Ensino da Tecnologia da Informação - UESPI;
Currículo;
Projeto Pedagógico
Information Technology education - UFMA;
Information Technology education - UESPI;
Curriculum;
Pedagogical Project
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Esta pesquisa objetiva estudar a estrutura curricular dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a fim de verificar se contemplam as Tecnologias de Informação enquanto disciplinas específicas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, embasada pelas pesquisas bibliográfica e documental, de cunho descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental realizada nos Projetos Pedagógicos dos cursos estudados. Identificou-se que, cada uma das Escolas de Biblioteconomia investigada tem, em suas matrizes curriculares, três disciplinas obrigatórias sobre as tecnologias de informação e que estas possuem matriz em comum em relação aos conteúdos ministrados. Concluiu-se que as disciplinas da UFMA e da UESPI cumprem seus papéis de apresentar os assuntos sobre tecnologia da informação, possibilitando alguma prática, assim como nas disciplinas de Automação de Unidades de Informação (UFMA) e Análise e Projeto de Sistemas Automatizados para Unidades de Informação (UESPI), e na criação de sites, repositórios e catálogos eletrônicos, como exemplo da disciplina de Tecnologia e Gerenciamento da Informação (UFMA). No entanto, as disciplinas possuem ausência de conteúdos como Banco de Dados e Análise de Dados.
Descrição: This researchaimsto study the curricularstructure ofthe Library Science coursesat the Federal University of Maranhão and the State University of Piauí to verify if they include Information Technologies as specific disciplines. As for the methodological procedures, it is a qualitative research based on bibliographic and documentary research, of a descriptive nature, whose datacollection occurred through documentary research carried out in the Pedagogical Projects of the courses studied. It was identified that each of the investigated Schools of Library Science has three mandatory disciplines on information technologies in their curricula, which have a common matrix regarding the contents taught. It was concluded that the courses at UFMA andUespi fulfill their roles of presenting information technology topics, enabling some practice asin the disciplines of Information Units Automation (UFMA) and Automated Systems Analysisand Design for Information Units (Uespi), but they lack content such as Databases and Data Analysis.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7735
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANCA_DANIELLE_TEIXEIRA_DOS_SANTOS_Monografias.pdfTCC de Graduação651,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.