Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7737
Título: AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS BIBLIOTECAS LUDOVICENSES: Uma análise literária
Título(s) alternativo(s): SUSTAINABLE ACTIONS AND PRACTICES IN LUDOVICENSE LIBRARIES: A literary analysis
Autor(es): PEREIRA, Jarline Cassiane Leite
Palavras-chave: Biblioteconomia e Sustentabilidade;
Educação Ambiental e Bibliotecário;
Práticas ecológicas em bibliotecas
Librarianship and Sustainability;
Environmental Education and Librarian;
Ecological practices in libraries
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O trabalho apresenta ideias de práticas sustentáveis, possíveis de aplicar no ambiente interno e externo das bibliotecas, trazendo aspectos como infraestrutura do ambiente, a capacitação de Bibliotecários quanto a Educação Ambiental, descarte de papéis e resíduos orgânicos dentro das instituições. O objetivo visa investigar sobre a existência de práticas ecológicas inseridas no cotidiano das bibliotecas ludovicenses, bem como, incentivar tais práticas por meio de uma simples ferramenta, representada por uma cartilha de sugestões ecológicas. O caminho traçado para a realização da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, consiste em analisar conteúdos atualizados acerca de: conceitos que vinculam Biblioteconomia e Sustentabilidade; Educação Ambiental e o Bibliotecário como mediador; práticas ecológicas em bibliotecas ludovicenses e presentes em acervos documentais que abrigam teses, artigos, monografias, registros oficiais contidos em sites acadêmicos, institucionais e governamentais. Deste modo, os desdobramentos da investigação conduzem a descrever de forma explicativa sobre práticas que otimizam o ambiente das instituições, visando minimizar os impactos ambientais decorrentes de seu funcionamento. O estudo levanta questões sobre o mínimo que tem sido feito pelas bibliotecas ludovicenses e seus Bibliotecários colaboradores na redução dos impactos ambientais no espaço de trabalho, decorrentes das limitações quanto aos recursos financeiros advindos das organizações governamentais que diminuem consideravelmente as chances destas instituições se transformarem em um modelo de bibliotecas sustentáveis. Também pontua sobre a correlação entre os conceitos apresentados no referencial teórico e finaliza com a descrição de uma Cartilha informativa que versa sobre práticas sustentáveis. Portanto, tais propostas e sugestões aqui explanadas são uma base motivadora para futuras pesquisas sobre este tema, mas, principalmente um ato de sensibilidade, que estimule a busca de orientação social quanto à preservação do meio ambiente sob a ótica das unidades de informação.
Descrição: The work presents ideas for sustainable practices, which can be applied in the internal and external environment of libraries, bringing aspects such as environmental infrastructure, training librarians in environmental education, disposal of paper and organic waste within institutions. The objective is to investigate the existence of ecological practices inserted in the daily life of Ludovicenses libraries, as well as to cultivate such practices through a simple tool, represented by a booklet of ecological suggestions. The path outlined for carrying out exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, consists of analyzing updated content about: concepts that link Librarianship and Sustainability; Environmental Education and the Librarian as mediator; ecological practices in Ludovicense libraries and present in documentary collections that house theses, articles, monographs, official records contained on academic, institutional and governmental websites. In this way, the developments of the investigation lead to an explanatory description of practices that optimize the environment of institutions, minimizing the environmental impacts resulting from their operation. The study raises questions about the minimum that has been done by Ludovicense libraries and their collaborating librarians in reducing environmental impacts in the workspace, resulting in limitations regarding the financial resources advised by government organizations that considerably reduce the chances of these institutions transforming into a model of sustainable libraries. Also punctual about the presentation of the concepts presented in the theoretical framework and ends with the description of an informative booklet that deals with sustainable practices. Therefore, such proposals and suggestions explained here are a motivating basis for future research on this topic, but mainly an act of sensitivity, which encourages the search for social guidance regarding the preservation of the environment from the perspective of information units.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7737
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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