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Título: A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: um estudo de caso em uma escola privada de São Luís
Título(s) alternativo(s): THE GENERAL DATA PROTECTION LAW IN THE SCHOOL LIBRARY: a case study in a private school in São Luís
Autor(es): SANTOS, Jessica Melo
Palavras-chave: Lei Geral de Proteção de Dados;
LGPD;
privacidade de dados;
instituições de ensino;
biblioteca escolar
General Data Protection Law;
LGPD;
data privacy;
educational institutions;
school library
Data do documento: 28-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e sua implementação em uma instituição de ensino privado de São Luís no contexto da biblioteca escolar. Apresenta o desenvolvimento histórico do direito à privacidade e a evolução da proteção de dados pessoais ao longo do tempo. Com os avanços sociais e tecnológicos, observou se a necessidade de criar legislações que assegurassem os direitos fundamentais e o pleno desenvolvimento do indivíduo. No Brasil, surge a Lei n° 13.709 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), comumente conhecida como LGPD, sancionada em 14 de agosto de 2018 pelo ex-presidente da República Federativa do Brasil Michel Temer, a qual entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, trazendo importantes desafios e impactos para as organizações, sejam elas de âmbito público ou privado. Verificou-se, neste ensejo, como a biblioteca da Escola A implementou esse novo marco regulatório nacional, uma vez que este espaço diariamente trabalha com os dados pessoais de seus usuários. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, a exemplo da contribuição dos autores Lugati e Almeida (2020), Assmann (2014), Guerra (2005) e Castells (2004). Na pesquisa de campo, aplicou-se como instrumento de coleta de dados duas entrevistas semiestruturadas, uma realizada com a responsável pela biblioteca e outra com o consultor em Sistema de Informação (SI) da instituição de ensino. Como resultado, foram apresentadas as medidas que a biblioteca tem implementado em suas rotinas administrativas, levando em consideração a LGPD e o meio pelo qual a Escola A buscou se adequar à Lei para garantir o correto tratamento de dados pessoais da comunidade escolar. Conclui-se que a biblioteca escolar, apesar de ainda não ter passado pelo processo de Data Mapping, busca atender às determinações da lei. E a Escola A, por sua vez, aplica às disposições da LGPD nas diversas áreas de atuação da instituição, e como reflexo tem-se a política de privacidade de dados que contém informações referentes às regras sobre o tratamento de dados e os direitos dos titulares.
Descrição: Study on the General Data Protection Law and its implementation in a bilingual educational institution in São Luís in the context of the school library. It presents the historical development of the right to privacy and the evolution of personal data protection over time. With social and technological advances, there was a need to create legislation to ensure fundamental rights and the full development of the individual. In Brazil, Law n°. 13.709 (General Personal Data Protection Law), commonly known as the LGPD, was sanctioned on August 14, 2018 by the former president of the Federative Republic of Brazil Michel Temer, and came into force on September 18, 2020, bringing important challenges and impacts for organizations, whether public or private. In this context, we looked at how School A's library has implemented this new national regulatory framework, given that this space works with its users' personal data on a daily basis. The methodology used was bibliographical research for theoretical foundations, such as the contributions of the authors Lugati and Almeida (2020), Assmann (2014), Guerra (2005) and Castells (2004). In the field research, two semi-structured interviews were conducted, one with the person in charge of the library and the other with the Information System (IS) consultant at the educational institution. As a result, the measures that the library has implemented in its administrative routines were presented, taking into account the LGPD and the means by which School A has sought to adapt to the Law to ensure the correct processing of personal data of the school community. It can be concluded that the school library, although it has not yet gone through the Data Mapping process, is trying to comply with the law. And School A, in turn, applies the provisions of the LGPD in the various areas of activity of the institution, and as a result has a data privacy policy that contains information regarding the rules on data processing and the rights of data subjects.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7739
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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