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http://hdl.handle.net/123456789/7744
Título: | EMPREENDEDORISMO NA BIBLIOTECONOMIA: a ferramenta Currículo Lattes como uma atividade no portfólio dos serviços prestados pelo Bibliotecário |
Título(s) alternativo(s): | ENTREPRENEURSHIP IN LIBRARY SCIENCE: the tool Lattes CV as an activity in the portfolio of services provided by the Librarian |
Autor(es): | AZEVEDO, Juan Marcelo Costa |
Palavras-chave: | Plataforma Lattes; empreendedorismo na biblioteconomia; serviços informacionais; mercado de informação Lattes Platform; entrepreneurship in librarianship; information services; information market |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Objetiva analisar a prestação de serviços na Plataforma Lattes por bibliotecários empreendedores. Para isso, identifica-se a atuação e serviços informacionais ofertados por bibliotecários; apresenta e descreve a Plataforma Lattes e suas funcionalidades; analisa se as associações de bibliotecários no nordeste mencionam, mediante suas resoluções, a prestação de serviços na Plataforma Lattes como uma atividade do bibliotecário. Realizou-se pesquisa bibliográfica no Google Scholar e na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e revistas da área da Administração por artigos e semelhantes em relação aos termos que possuem relação com o tema, como: Empreendedorismo na Biblioteconomia; Bibliotecário empreendedor; Plataforma Lattes; Currículo Lattes; Serviços informacionais. Desenvolveu-se um questionário voltado para os Bibliotecários(as) que empreendem com a oferta de serviços informacionais para além da prestação de serviços na Plataforma Lattes, como a normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de ficha catalográfica, consultoria acadêmica e entre outros. Primeiramente, realizou-se o pré-teste de questionário com 3 sujeitos de pesquisa, ambos do gênero feminino. Adiante, aplicou-se o questionário definitivo com 11 participantes, todas do gênero feminino, com 18 perguntas das quais 4 tratam sobre a identificação das questionadas e as demais 14 sobre a atuação empreendedora das bibliotecárias. Observou-se que as atuais empreendedoras respondentes, em sua grande maioria, não tinham a perspectiva de empreender, a princípio, ou não tiveram, por diversos fatores, como tempo/disponibilidade, a possibilidade de exercer alguma prática empreendedora durante a graduação, além da ausência de disciplinas de empreendedorismo, voltado para a área. as participantes informaram o seu nível de entendimento em relação as funcionalidades da Plataforma Lattes, independente de ofertarem ou não a prestação de serviços na Plataforma Lattes. As opções Muito bom e Bom foram as mais escolhidas, com 4 (quatro) e 2 (duas), respectivamente, enquanto que Excelente e Razoável ficaram com 1 (uma) cada. A opção Ruim não escolhida por nenhuma das respondentes. Ademais, notou-se que o tema envolvendo o serviço de atualização de Currículo Lattes e o Bibliotecário como prestador de serviços é algo pode ser explorado em pesquisas futuras. Portanto, sugere-se maiores estudos sobre a temática, visto que este tipo de currículo é exigido em processos seletivos acadêmicos. |
Descrição: | The objective is to analyze the provision of services on the Lattes Platform by entrepreneurial librarians. To achieve this, it identifies the roles and informational services offered by librarians; presents and describes the Lattes Platform and its functionalities; analyzes whether librarian associations in the Northeast mention, through their resolutions, the provision of services on the Lattes Platform as an activity of the librarian. Keywords: Lattes Platform; entrepreneurship in librarianship; information services; information market. A bibliographic search was conducted on Google Scholar and the Information Science Database (BRAPCI), as well as in Administration journals, for articles and similar materials related to terms such as Entrepreneurship in Librarianship; Entrepreneurial Librarian; Lattes Platform; Lattes CV; Informational Services. A questionnaire was developed for librarians who engage in providing informational services beyond those offered on the Lattes Platform, such as standardizing academic papers, creating cataloging cards, academic consulting, among others. Initially, a questionnaire pre-test was conducted with 3 female research subjects. Subsequently, the final questionnaire was administered to 11 participants, all female, with 18 questions, 4 addressing the identification of the respondents and the remaining 14 focusing on the entrepreneurial activities of the librarians. It was observed that the current female entrepreneurs surveyed mostly did not initially have the perspective of entrepreneurship or did not engage in entrepreneurial practices due to various factors such as time/availability, the possibility of engaging in entrepreneurial activities during their undergraduate studies, and the absence of entrepreneurship-related courses in the field. The participants reported their level of understanding regarding the functionalities of the Lattes Platform, regardless of whether they offered Lattes Platform services or not. The options 'Very Good' and 'Good' were the most chosen, with 4 and 2 respondents respectively, while 'Excellent' and 'Fair' had 1 respondent each. None of the respondents chose the 'Poor' option. Furthermore, it was noted that the theme involving the service of updating the Lattes CV and the Librarian as a service provider is something that can be further explored in future research. Therefore, further studies on the topic are suggested, considering that this type of curriculum is required in academic selection processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7744 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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