Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERNANDES, Maria Isabelle Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T17:25:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T17:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7752 | - |
dc.description | A study on female autonomy and how it is dealt with in public libraries in São Luís, with a view to training female readers. It aims to analyze how librarians have worked to socialize the theme of female empowerment in order to draw women's attention to it. We sought to understand the origins of female empowerment in its historical and social aspects. It describes how female empowerment has influenced women's literature. It demonstrates female protagonism in literature and writing. It looked at how libraries in São Luís have encouraged female empowerment through literature. The research was characterized as qualitative and descriptive, using bibliographical research and field research, carried out in the Benedito Leite (state) and José Sarney (municipal) public libraries with questionnaires applied to the librarians, where it was found that the librarians and the library have worked to socialize the theme of female empowerment, in a timid and subtle way. It concludes that the libraries chosen for the research develop projects and work such as fairs, exhibitions and lectures aimed at women, however, they are not exactly for the formation of women readers, even if they help them, instigating them and helping them to recognize their autonomy. It is hoped that this research can contribute to the work of librarians, so that they can develop new projects with female empowerment in mind and continue with existing proposals, with the aim of training female readers and strengthening their identities through reading and women's literature. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo sobre a autonomia feminina e como esta é trabalhada nas bibliotecas públicas de São Luís, visando a formação de leitoras. Objetiva analisar como as bibliotecárias têm se empenhado para socializar a temática do empoderamento feminino para chamar atenção das mulheres. Busca conhecer a origem do empoderamento feminino no seu aspecto histórico e social. Descreve como o empoderamento feminino influenciou a literatura feminina. Demonstra o protagonismo feminino na literatura e escrita. Verifica como as bibliotecas de São Luís têm promovido o incentivo ao empoderamento feminino através da literatura. Pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva, empregando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, realizada nas bibliotecas públicas Benedito Leite (estadual) e José Sarney (municipal) com questionários aplicados às bibliotecárias onde foi constatado que as bibliotecárias e biblioteca têm trabalhado para socializar a temática do empoderamento feminino, de forma tímida e sutil. Conclui que as Bibliotecas escolhidas para a pesquisa desenvolvem projetos e trabalhos como feiras, exposições e palestras com direcionamento às mulheres, contudo, não são exatamente para a formação de mulheres leitoras, mesmo que as ajude, instigando-as e ajudando-as a reconhecer sua autonomia. Almeja-se que esta pesquisa possa contribuir com o trabalho da pessoa bibliotecária, a fim de que estes desenvolvam novos projetos pensando no empoderamento feminino e deem continuidade com as propostas já existentes, com intuito de formar leitoras e que estas tenham suas identidades fortalecidas através da leitura e literatura feminina. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | biblioteca; | pt_BR |
dc.subject | empoderamento feminino; | pt_BR |
dc.subject | leitura; | pt_BR |
dc.subject | literatura feminina; | pt_BR |
dc.subject | formação de leitoras | pt_BR |
dc.subject | library; | pt_BR |
dc.subject | female empowerment; | pt_BR |
dc.subject | reading; | pt_BR |
dc.subject | women's literature; | pt_BR |
dc.subject | training readers | pt_BR |
dc.title | LEITURA, BIBLIOTECA E EMPODERAMENTO FEMININO: Análise sobre a ação bibliotecária em bibliotecas públicas na formação de leitoras da cidade de São Luís/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | READING, LIBRARY AND FEMALE EMPOWERMENT: Analysis of librarian action in public libraries in the training of female readers in the city of São Luís/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_ISABELLE_RODRIGUES_FERNANDES_MONOGRAFIA.pdf | TCC de Graduação | 687,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.