Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7756
Título: MEDIAÇÃO DE LEITURA: o Processo de Formação de Leitores na Primeira Infância
Título(s) alternativo(s): READING MEDIATION: the Process of Reader Formation in Early Childhood
Autor(es): MENDES, Raynara Silva
Palavras-chave: mediação da leitura;
formação de leitores;
educação infantil;
legislação educacional;
Brasil
reading mediation;
reader training;
child education;
educational legislation;
Brazil
Data do documento: 27-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa visa o estudo da mediação da leitura e formação de leitores na infância. O objetivo consiste em compreender o processo de formação de leitores na primeira infância, o papel dos atores envolvidos nesse processo e identificar como legislação aponta para a educação e leitura. A revisão de literatura, realizou-se com base em pesquisa bibliográfica a partir de levantamento em portais, repositórios institucionais e bibliotecas; e documental, onde evidencia a leitura como fator de desenvolvimento social, cultural, intelectual e moral da criança, com ênfase no papel da família, da escola e da biblioteca. A pesquisa documental, adotada no estudo, por meio do levantamento e análise de documentos legais - Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB); Base Nacional Curricular Comum (BNCC); Plano Estadual da Educação do Maranhão (PEE); Plano Municipal da Educação de São Luís (PME) sobre a Educação Infantil, mostra que a LDB evidencia o ambiente educacional como não limitado à educação formal em ambiente escolar e enfatiza que o governo (com suas instituições de ensino e políticas públicas), junto à família e à comunidade têm o dever de promover o pleno desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos. A BNCC, em complemento à LDB, traz a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica e a vincula aos conceitos de educar e cuidar como primordiais para desenvolver os conhecimentos e habilidades da criança. As Leis do Estado do Maranhão e do Município de São Luís, respectivamente, Lei nº 10.099/201, aprova o Plano Estadual de Educação e Lei nº 6001/2015, institui o Plano Municipal de Educação – asseguram o direito de acesso e a permanência de crianças de 0 a 5 anos de idade na Educação Infantil e a criação e/ou melhoria de creches e pré-escolas como requisitos essenciais. Os documentos apontam a alfabetização como ação fundamental para a capacitação gradual da criança, para a leitura e esta, como essencial para a efetivação dos seus direitos. Conclui-se que o Estado é o principal garantidor da alfabetização plena da criança na educação básica, para promover o progresso de suas competências leitoras e os atores de mediação são os principais responsáveis, juntos ao Estado, pelo letramento da criança e sua formação leitora. É fundamental, nesse processo, a (re) ativação da biblioteca escolar, das instituições de ensino e a inserção do bibliotecário enquanto agente mediador da leitura para a condução da criança às práticas leitoras de maneira ativa, lúdica, recreativa e planejada, visando a construção de saberes e sua formação plena.
Descrição: Study on reading mediation and reader training in childhood. The objective is to understand the process of developing readers in early childhood and the role of the actors involved in this process. The literature review, based on bibliographical research, from bibliographic survey carried out on portals, institutional repositories, and libraries, highlights reading as a factor in the child's social, cultural, intellectual and moral development, with an emphasis on the role of the family, school and library. Documentary research, adopted in the study, through the survey and analysis of legal documents - National Education Guidelines and Bases Law (LDB); Common National Curricular Base (BNCC); Maranhão State Education Plan (PEE); São Luís Municipal Education Plan (PME) -, on Early Childhood Education, shows that the LDB highlights the educational environment as not limited to formal education in a school environment, and emphasizes that the government (with its educational institutions and public policies) , together with the family and the community, have a duty to promote the full development of the child, in its various aspects. The BNCC, in addition to the LDB, brings Early Childhood Education as the first stage of basic education and links it to the concepts of educating and caring, as essential for developing the child's knowledge and skills. The Laws of the State of Maranhão and the Municipality of São Luís - respectively: Law n. 10,099/201, approves the state education plan, and Law no. 6001/2015, establishes the municipal education plan – ensuring the right of access and permanence of children from 0 to 5 years of age in Early Childhood Education and the creation and/or improvement of daycare centers and preschools as essential requirements. Regarding reading, these documents point to literacy as a fundamental action for the gradual training of children to read, and this as essential for the realization of their rights. It concludes that the State is the main guarantor of children's full literacy, in basic education, to promote the progress of their reading skills. In this process, it is essential to (re)activate the school library, educational institutions and the insertion of the librarian as a reading mediating agent, to guide the child towards reading practices in an active, playful, recreational and planned way, aiming to the construction of knowledge and its full formation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7756
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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