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Título: O MARKETING DIGITAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO MARANHÃO: um estudo sobre as Bibliotecas Assis Chateaubriand, Olavo Correia Lima e Roldão Lima
Título(s) alternativo(s): DIGITAL MARKETING IN THE CONTEXT OF SPECIALIZED LIBRARIES OF THE STATE OF MARANHÃO'S CULTURE DEPARTMENT: a study on the Libraries Assis Chateaubriand, Olavo Correia Lima and Roldão Lima
Autor(es): SÁ, Rosalvina Santos
Palavras-chave: biblioteca especializada;
marketing digital;
redes sociais;
Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão
specialized library;
digital marketing;
social media;
Secretary of Culture of the State of Maranhão
Data do documento: 29-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre a implantação do marketing digital como ferramenta de visibilidade informacional no contexto das bibliotecas especializadas vinculadas à Secretária de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), órgão responsável por planejar, coordenar e executar a política estadual de cultura e administrar os espaços culturais. Evidencia o Marketing Digital como uma estratégia de divulgação de serviços e produtos em ambientes digitais, que se expande conforme as necessidades dos cidadãos e pelos avanços tecnológicos. Com o objetivo de analisar a atuação das bibliotecas especializadas Assis Chateaubriand, Olavo Correa Lima e Roldão Lima, apresentando a estratégia do marketing digital como forma de contribuir para visibilidade, mediante a interação direta com os usuários em redes sociais, em intuito de permitir o acesso rápido e fácil às informações. Para desenvolvimento da metodologia, sendo de natureza qualitativa, primeiramente adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, que permitiu a busca em fontes teóricas, como: teses, capítulos de livros, monografias, artigos de revista em periódicos eletrônicos, como a Febab, Braspci e Scielo. Seguidamente da pesquisa de campo nos espaços das dessas bibliotecas, da SECMA, definidas para o estudo, onde aplicou-se um roteiro de entrevista as/os gestores e estagiários destes locais. Verificou-se dentre os resultados: as bibliotecas Chateaubriand, Olavo Correa Lima e Roldão Lima têm como missão dar o suporte necessário à pesquisa sobre a cultura maranhense, em vertentes que englobam: arqueologia, etnologia, paleontologia, cultura popular, história, religião, e para isso é necessário que estas estejam organizadas corretamente e atualizadas quanto a adoção das ferramentas tecnológicas, para fins de garantir o acesso rápido as informações aos usuários. Para isso, é necessário a utilização do marketing digital para o alcance de um número maior de usuários aos acervos, sendo que através do uso de ferramentas, como as redes sociais, assegura que as bibliotecas estejam inseridas no universo comunicacional atual, uma vez que esse recurso auxilia no contato direto com os usuários, na promoção de eventos e atividades, na divulgação de informações atualizadas, além de que estabelece uma imagem institucional mais moderna e atraente. Conclui-se como sendo o marketing digital uma estratégia que pode ser aplicada nos ambientes informacionais, no caso, as bibliotecas especializadas, que por intermédio das redes sociais incentiva na divulgação de conhecimentos e no aumento de recursos às instituições, quanto pela busca de novos usuários e pesquisadores.
Descrição: Study on the implementation of digital marketing as a tool for informational visibility in the context of specialized libraries linked to the Secretary of Culture of the State of Maranhão (SECMA), the agency responsible for planning, coordinating and executing the state culture policy and managing cultural spaces. It highlights Digital Marketing as a strategy for the dissemination of services and products in digital environments, which expands according to the needs of the individual and technological advances. The objective was to analyze the operation of the specialized libraries Assis Chateaubriand, Olavo Correa Lima and Roldão Lima, presenting the digital marketing strategy as a way to contribute to visibility, through direct interaction with users in social networks, in order to allow quick and easy access to information. For the development of the methodology, being of a qualitative nature, bibliographical and documental research were first adopted, which allowed the search in theoretical sources, such as: theses, monographs, book chapters, magazine articles and digital repositories, such as Febab, Braspci and Scielo. An analysis of social networks of well-known libraries in Maranhão was also carried out, such as the Benedito Leite Library. Then, the field research in the spaces of the SECMA libraries, defined for the study, where an interview questionnaire was applied to the managers and interns of these places. It was found among the results: the Chateaubriand, Olavo Correa Lima and Roldão Lima libraries have the mission of providing the necessary support to research on Maranhão culture, in areas that include: archeology, ethnology, paleontology, popular culture, history, religion, and for this, it is necessary that they are correctly organized and updated regarding the adoption of technological tools, in order to guarantee quick access to information for users. For this, it is necessary to use digital and relationship marketing to reach a greater number of users of the collections, and through the use of tools, such as social networks, it ensures that libraries are on top of the current communication universe, since this resource helps in direct contact with users, in the promotion of events and activities, in the dissemination of updated information, in addition to establishing a more modern and attractive institutional image. Therefore, It is concluded that digital marketing is a strategy that can be applied in informational environments, which, through social networks, encourages the dissemination of knowledge and the increase of resources to institutions, as well as the search for new users and researchers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7757
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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