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http://hdl.handle.net/123456789/7760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | FERREIRA, Tereza de Jesus Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T18:19:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T18:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7760 | - |
dc.description | Case study that had as its research scenario the Central Library of the Federal University of Maranhão, where it investigates the preparation process in the evaluation process of Higher Education Institutions for accreditation, re-accreditation, authorization, recognition and renewal of knowledge of the courses offered by the University Federal do Maranhão and the librarian's perception of these evaluations, aims in general to know the difficulties encountered by librarians during the entire evaluation process, it also investigates how the Mec visit occurs and how this professional develops his activities based on the institutional structure offered, what methods were used for this preparation, how this exchange of interaction between the institution and the librarian occurs in order to obtain a satisfactory result during this period. Discusses the National Higher Education Assessment System, University Library Management, the assessment of the MEC in the UFMA Central Library based on authors such as Melo(2017),Soares (2018), Brazil(2012), Ministry of Education(2023 ) and the legislation that supports this activity Law No. 10,861, of April 14, 2004 (BRASIL, 2004), and regulated by MEC Ordinance No. 2,051, of July 9, 2004 (BRASIL, 2004) which determines the guidelines for the visit of a commission of evaluators from the MEC to Higher Education Institutions, highlighting the librarian as an indispensable agent in the evaluation carried out by the MEC in University Libraries. The methodology adopted in this study comprises a bibliographic study based on a literature review, Lubisco (2009), Melo (2017), Milanesi (1988), The research was carried out using a questionnaire as a data collection instrument, sent by email to the Librarian managing the Central Library, and the librarian responsible for the sector. From the data analysis, obtained through the analysis of the speeches collected through the interviews, we can conclude that the evaluation carried out by the MEC is important for the institution, as it aims to improve the merit and value of the same, but it is necessary that there is efficient communication between the library and the institution, so that there is enough time for good preparation, the librarian needs to be aware of the course evaluation instruments, as they provide guidelines for the MEC evaluators and the HEIs, so that the themselves can develop their services and achieve excellence in the evaluation process, as it is necessary for this evaluation instrument to be incorporated into everyday life, on a continuous basis, to enable the librarian not to go through so many difficulties in organizing these evaluation moments and to be less apprehensive during the process. evaluation process carried out in University Libraries. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo de caso que teve como cenário de pesquisa a Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão , onde investiga o processo de preparação no processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior para credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos ofertados pela Universidade Federal do Maranhão e a percepção do bibliotecário sobre essas avaliações, objetiva de forma geral saber as dificuldades encontradas pelos bibliotecários durante todo processo de avaliação,investiga ainda de que maneira ocorre a visita do Mec e como esse profissional desenvolve suas atividades a partir da estrutura institucional oferecida, quais métodos utilizados para essa preparação, como ocorre essa troca de interação entre instituição e o bibliotecário no sentido de obter um resultado satisfatório durante esse período. Discorre sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Gestão de Biblioteca Universitária, a avaliação do MEC na Biblioteca Central da UFMA com base em autores como Melo(2017),Soares (2018), Brasil(2012), Ministério da Educação(2023) e a legislação que ampara essa atividade Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), e regulamentado pela Portaria MEC nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (BRASIL, 2004) que determina as diretrizes da visita de uma comissão de avaliadores do MEC às Instituições de Ensino Superior ,destacando o bibliotecário como agente indispensável na avaliação realizada pelo MEC nas Bibliotecas Universitárias. A metodologia adotada neste estudo compreende o estudo bibliográfico embasada a revisão de literatura, Lubisco (2009), Melo (2017), Milanesi (1988), A pesquisa se deu por meio do questionário como instrumento de coleta de dados, enviado por e-mail à Bibliotecária gestora da Biblioteca Central, e à bibliotecária responsável pelo setor. A partir da análise de dados, obtidos por meio da análise dos discursos coletados por meio das entrevistas podemos concluir que a avaliação realizada pelo MEC é importante para a instituição, pois tem como objetivo melhorar o mérito e o valor das mesmas, porém é necessário que haja uma comunicação eficiente entre biblioteca e instituição, para que haja tempo hábil para uma boa preparação, o bibliotecário precisa estar atento aos instrumentos de avaliação dos cursos, pois o mesmo dá a diretrizes para os avaliadores do MEC e para as IES, para que as mesmas possam desenvolver seus serviços e alcançar excelência no processo de avaliação, pois é necessário que este instrumento avaliativo seja incorporado no dia a dia, de forma continuada para possibilitar que o bibliotecário não passe por tantas dificuldades na organização desses momentos avaliativos e fique menos apreensivo durante o processo da avaliação realizados nas Bibliotecas Universitárias. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | avaliação de bibliotecas; | pt_BR |
dc.subject | Ministério da Educação; | pt_BR |
dc.subject | gestão de bibliotecas universitária; | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Central; | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Maranhão(São Luís) | pt_BR |
dc.subject | library evaluation; | pt_BR |
dc.subject | Ministry of Education; | pt_BR |
dc.subject | university library management; | pt_BR |
dc.subject | Central Library; | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Maranhão (São Luís) | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO DO MEC: um estudo de caso realizado na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão - UFMA | pt_BR |
dc.title.alternative | LIBRARIAN'S PERCEPTION IN THE PROCESS OF ON-SITE VIRTUAL EXTERNAL EVALUATION OF THE MEC: a case study carried out at the Central Library of the Federal University of Maranhão - UFMA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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