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Título: Microbiologia e educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): um olhar sobre os livros didáticos de ciências
Título(s) alternativo(s): Microbiology and education in Science, Technology and Society (CTS): a look at science textbooks
Autor(es): HAICKEL, Graça Mariel Soares
Palavras-chave: livros didáticos;
microbiologia;
CTS;
ensino de Ciências;
libros didácticos;
microbiología;
CTS;
enseñanza de las Ciencias;
didatic books;
microbiology;
STS;
science teaching;
Data do documento: 23-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: A Microbiologia é uma área repleta de potencialidades, importante para as tomadas de decisões cotidianas e exercício da cidadania. Espera-se que uma boa abordagem da Microbiologia vá além de uma educação bancária, integrando também aspectos do movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS). A presente pesquisa buscou detectar os principais enfoques dados à Microbiologia e a presença das abordagens CTS associadas à área em uma coleção de livros de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental através da Análise Textual Discursiva. Os principais enfoques identificados foram agrupados nas categorias de Biotecnologia; Fundamentos em Taxonomia e Metabolismo; Ecologia; Evolução; Impactos Ambientais; Pesquisadores e o Processo de Pesquisa; e Enfermidades e Riscos à Saúde. Foi constatado que mais da metade das referências à área encontram-se relacionadas à Enfermidades e Riscos à Saúde, o que acaba suprimindo as demais potencialidades da Microbiologia, relacionando os microrganismos apenas a seus malefícios. A biodiversidade microbiológica também é pouco explorada, visto que alguns grupos são mencionados apenas como agentes patológicos, enquanto outros sequer são citados. A coleção de livros apresentou duas propostas de experimento, porém ambas demandam microscópio, material ainda inacessível para muitas escolas. Observou-se também que a coleção apresentou variados aspectos CTS, alinhados a propósitos educacionais de desenvolvimento de percepções e desenvolvimento de questionamentos.__Resumen: La microbiología es un campo lleno de potencial, importante para la toma de decisiones cotidianas y el ejercicio de la ciudadanía. Se espera que un buen enfoque de la Microbiología vaya más allá de una formación bancaria, integrando también aspectos del movimiento ciencia-tecnología-sociedad (CTS). La presente investigación pretendía detectar los principales enfoques dados a la Microbiología y la presencia de los enfoques CTS asociados al área en una colección de libros de texto de Ciencias para los últimos cursos de Primaria a través de un Análisis Textual del Discurso. Los principales enfoques identificados se agruparon en las categorías de Biotecnología; Fundamentos de taxonomía y metabolismo; Ecología; Evolución; Impactos medioambientales; Los investigadores y el proceso de investigación; y Enfermedades y riesgos para la salud. Se constató que más de la mitad de las referencias al área están relacionadas con Enfermedades y Riesgos para la Salud, lo que acaba suprimiendo las demás potencialidades de la Microbiología, relacionando los microorganismos sólo con su daño. La biodiversidad microbiológica también está poco explorada, ya que algunos grupos sólo se mencionan como agentes patológicos, mientras que otros ni siquiera se mencionan. La colección de libros presentaba dos propuestas de experimentos, pero ambos requieren un microscopio, que sigue siendo un material inaccesible para las escuelas. También se observó que la colección presentaba varios aspectos CTS, alineados con los propósitos educativos de desarrollar percepciones y cuestionamientos.___ABSTRACT: Abstract: Microbiology is an area full of potential, important for the everyday decision making and the exercise of citizenship. It is expected that a good approach to Microbiology goes beyond memorizing, also integrating aspects of the science-technology-society (STS) movement. This research sought to detect the main approaches given to Microbiology and the presence of STS approaches associated with the area in a collection of Science books from the final years of Elementary School through Textual Discursive Analysis. The main focuses identified were grouped into the categories: Biotechnology; Fundamentals in Taxonomy and Metabolism; Ecology; Evolution; Environmental impacts; Researchers and the Research Process; and Diseases and Health Risks. It was found that more than half of the references to the area are related to Diseases and Health Risks, which ends up suppressing the other potentialities of Microbiology, relating microorganisms only to their harm. Microbiological biodiversity is also little explored, where some groups are mentioned only as pathological agents, while others are not even mentioned. The book collection presented two experimental proposals, but both require a microscope, material that still inaccessible to most schools. It was also observed that the collection presented various STS aspects, aligned with educational purposes of developing perceptions and developing questions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7762
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

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