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http://hdl.handle.net/123456789/7768
Título: | EVIDÊNCIAS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (PNEPS-SUS) NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA |
Título(s) alternativo(s): | EVIDENCE OF THE NATIONAL POPULAR HEALTH EDUCATION POLICY (PNEPS-SUS) IN CHILD HEALTH CARE: INTEGRATIVE REVIEW |
Autor(es): | FERREIRA, Fabiana da Ascenção Monteiro |
Palavras-chave: | Educação Popular em Saúde; Saúde da criança; Práticas de educação popular Popular Health Education; Child health; Popular education practices |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: O conhecimento tradicional relacionado ao cuidado à saúde, é composto por saberes populares adquiridos de inúmeras formas ao longo da vida e integram a rotina dos indivíduos que buscam os cuidadores populares presentes em suas comunidades afim suprir suas necessidades de saúde. Baseando-se nessas informações o objetivo desse estudo buscou identificar na literatura evidências de práticas de educação popular em saúde voltadas para a atenção à saúde da criança, realizadas após a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013. Para isso produzimos uma revisão integrativa da literatura, utilizando o acrônimo PICo para a formulação das estratégias de busca nas bases de dados: Bireme, Scielo, PUBMED, Google acadêmico, EMBASE, Scopus, e bancos de teses e dissertações, através do corte temporal de trabalhos publicados entre 2013 e 2023. Observou-se uma diversidade de público-alvo entre as pesquisas. Durante a coleta de dados não foram encontradas pesquisas realizadas com profissionais de saúde, abordando esta temática. Apesar do surgimento de novos estudos sobre Educação Popular e Educação Popular em Saúde, terem sido ampliados nos últimos anos, a abordagem da PNEPS-SUS ainda é escassa e superficial nas plataformas acadêmicas, resultando na diminuição do conhecimento sobre a política. Em síntese esta pesquisa explorou a relevância da abordagem de educação popular em saúde no contexto da saúde infantil, revelando uma série de insights cruciais. Ao analisar as práticas de educação popular, notamos uma significativa melhoria no engajamento das comunidades em questões relacionadas à saúde da criança. |
Descrição: | ABSTRACT: Traditional knowledge related to health care is made up of popular knowledge acquired in countless ways throughout life and is part of the routine of individuals who seek out popular caregivers present in their communities to meet their health needs. Based on this information, the objective of this study sought to identify in the literature evidence of popular health education practices aimed at child health care, carried out after the implementation of the National Policy for Popular Health Education (PNEPS-SUS) in the Unified System. of Health (SUS) in 2013. To this end, we produced an integrative review of the literature, using the acronym PICo to formulate search strategies in the databases: Bireme, Scielo, PUBMED, Google Scholar, EMBASE, Scopus, and thesis banks and dissertations, through the temporal cut of works published between 2013 and 2023. A diversity of target audience was observed between the research. During data collection, no research carried out with health professionals addressing this topic was found. Despite the emergence of new studies on Popular Education and Popular Education in Health, which have been expanded in recent years, the PNEPS-SUS approach is still scarce and superficial on academic platforms, resulting in a decrease in knowledge about the policy. In summary, this research explored the relevance of the popular health education approach in the context of child health, revealing a series of crucial insights. When analyzing popular education practices, we noticed a significant improvement in community engagement in issues related to children's health. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7768 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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