Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBALATA, Ana Glenda Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-21T11:46:53Z-
dc.date.available2024-08-21T11:46:53Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7772-
dc.descriptionAbstract This research analyzes the use of digital playful tools in teaching Biology, during remote teaching, based on the speeches of former participants of the Teaching Residency Program, who had contact with high school students through the use of digital tools in the context of remote teaching. This is a qualitative research, whose data were collected through questionnaires with open-ended questions, which asked about the experiences, challenges, and expectations regarding remote teaching during the pandemic, as well as about the use of digital tools for teaching Biology in High School, and were analyzed based on the proposals of content analysis. The answers from the questionnaires present the details about the use of ludic and technological resources for teaching Biology in the context of the analyzed program, as well as the challenges faced by the residents during the remote period. Therefore, we conclude that the use of playful teaching can bring the students closer to the teachers, the interaction between them, and the improvement of teaching - learning, especially in the teaching of Biology.pt_BR
dc.description.abstractResumo Esta pesquisa analisa a utilização de ferramentas lúdicas digitais no ensino de Biologia, durante o ensino remoto, a partir dos discursos de ex-participantes do Programa Residência Pedagógica, que tiveram contato com alunos do Ensino Médio pelo uso de ferramentas digitais no contexto de ensino remoto. A presente pesquisa é qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas, nos quais foi indagado a respeito das experiências, desafios e expectativas com relação ao ensino remoto durante a pandemia, além de abordar o uso das ferramentas digitais lúdicas para o ensino de Biologia no Ensino Médio sendo analisados a partir das propostas da análise de conteúdo. As respostas dos questionários apresentam os pormenores sobre a utilização de recursos lúdicos e tecnológicos para o ensino de Biologia, no contexto do programa analisado, bem como os desafios enfrentados pelos residentes durante o período remoto. Portanto, concluímos que a utilização do ensino lúdico pode-se aproximar os alunos dos professores, a interação entre eles e a melhoria do ensino – aprendizagem, principalmente do ensino de Biologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de biologia;pt_BR
dc.subjectludicidade;pt_BR
dc.subjectensino remoto;pt_BR
dc.subjectferramentas digitais.pt_BR
dc.subjectbiology teaching;pt_BR
dc.subjectludicity;pt_BR
dc.subjectremote teaching;pt_BR
dc.subjectdigital tools.pt_BR
dc.titleUma análise do uso de ferramentas lúdicas digitais no ensino de biologia, no âmbito do programa residência pedagógica, durante o ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the use of digital play tools in the teaching of biology, within the scope of the pedagogical residency program, during remote teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAGLENDAPEREIRABALATA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso834,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.