Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOEIRO, Ana Paula Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T11:52:43Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T11:52:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7773 | - |
dc.description | ABSTRACT It is known that the agri-food system was changed, as a result of technologies implemented for the universalization of food, however, starting from a capitalist and exploratory bias of the planet, generating an environmental crisis, changing the cultures, traditions and autonomy of the peoples. This is the importance of broadening the debate about food sovereignty and its redefinition on production and consumption, dialoguing with the principles and objectives of Environmental Education (EE). In this perspective, the present work aims to analyze the relationship between Environmental Education and food sovereignty in the context of a school project, with high school students - technician of a public school in São Luís. The institutional pedagogical project, the course plan and the speeches of the project participants were investigated. This research has a qualitative approach and used the content analysis proposals for data treatment. From the results obtained, it is possible to infer that projects, even in a beginner way, can provoke in students an exercise and critical thinking about the dynamics of the food system with regard to environmental issues, environmental sensitivity and collective responsibility. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO É sabido que o sistema agroalimentar foi alterado, em decorrência de tecnologias implementadas para a universalização da alimentação, porém, partindo de um viés capitalista e exploratório do planeta, gerando uma crise ambiental, alterando as culturas, tradições e autonomia dos povos. Isto reside a importância de ampliar o debate acerca da soberania alimentar e a sua redefinição sobre produção e consumo, dialogando com os princípios e objetivos da Educação Ambiental (EA). Nessa perspectiva, o presente trabalho, visa analisar as relações entre Educação Ambiental e soberania alimentar no contexto de um projeto escolar, com estudantes do ensino médio - técnico de uma escola pública de São Luís. Foram averiguados o projeto pedagógico institucional, o plano de curso e os discursos dos participantes do projeto. A presente pesquisa possui enfoque qualitativo e utilizou as propostas da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. A partir dos resultados obtidos é possível inferir que projetos, mesmo que de maneira iniciante, pode provocar nos estudantes um exercício e pensamento crítico acerca da dinâmica do sistema alimentar no que tange às questões ambientais, a sensibilidade ambiental e reponsabilidade coletiva. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental; | pt_BR |
dc.subject | soberania alimentar; | pt_BR |
dc.subject | projeto; | pt_BR |
dc.subject | escola. | pt_BR |
dc.subject | environmental education; | pt_BR |
dc.subject | food sovereignty; | pt_BR |
dc.subject | project; | pt_BR |
dc.subject | school. | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental no contexto de um projeto de soberania alimentar em uma escola pública de São Luís – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education in the context of a food sovereignty project in a public school in São Luís – MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANAPAULAMOREIRASOEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 338,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.