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Título: Fake news como recurso didático em aulas de biologia na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Fake news as a didactic resource in biology classes from the perspective of biological sciences undergraduates
Autor(es): REIS, Gabriella de Sousa
Palavras-chave: mídias;
fake news;
alfabetização midiática;
informacional.
ensino de biologia;
media;
fake news;
media;
information literacy;
biology teaching.
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho objetivou investigar o uso das fake news como recurso didático em aulas de Biologia na perspectiva de Licenciandos em Ciências Biológicas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e entrevistas semiestruturadas. Participaram vinte e sete licenciandos de Instituições de Ensino Superior do Maranhão. De acordo com a perspectiva dos licenciandos, as fake news muitas vezes imitam uma mídia confiável, podem apresentar abordagem sensacionalista e são disseminadas nas redes sociais, com a intenção de favorecer ou prejudicar um determinado grupo ou pessoa. Em relação às contribuições nas aulas de Biologia, os licenciandos apontam o exercício do pensamento crítico como alternativa para a desmistificação de ideologias e valorização da ciência.
Descrição: ABSTRACT The present work aims to investigate the use of fake news in Biology classes from the perspective of Licentiates in Biological Sciences. A case study qualitative research was carried out, using Content Analysis as methodology. As data collection instruments, a questionnaire and semistructured interviews were used. Twenty-seven undergraduates from Instituições de Ensino Superior do Maranhão participated. According to the perspective of the graduates, fake news often imitates reliable media, can present a sensationalist approach and is disseminated on social networks, with the intention of favoring or harming a certain group or person. In relation to contributions in Biology classes, undergraduates point to the exercise of critical thinking as an alternative for demystifying ideologies and valuing science.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7776
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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