Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7776
Título: | Fake news como recurso didático em aulas de biologia na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas |
Título(s) alternativo(s): | Fake news as a didactic resource in biology classes from the perspective of biological sciences undergraduates |
Autor(es): | REIS, Gabriella de Sousa |
Palavras-chave: | mídias; fake news; alfabetização midiática; informacional. ensino de biologia; media; fake news; media; information literacy; biology teaching. |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho objetivou investigar o uso das fake news como recurso didático em aulas de Biologia na perspectiva de Licenciandos em Ciências Biológicas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e entrevistas semiestruturadas. Participaram vinte e sete licenciandos de Instituições de Ensino Superior do Maranhão. De acordo com a perspectiva dos licenciandos, as fake news muitas vezes imitam uma mídia confiável, podem apresentar abordagem sensacionalista e são disseminadas nas redes sociais, com a intenção de favorecer ou prejudicar um determinado grupo ou pessoa. Em relação às contribuições nas aulas de Biologia, os licenciandos apontam o exercício do pensamento crítico como alternativa para a desmistificação de ideologias e valorização da ciência. |
Descrição: | ABSTRACT The present work aims to investigate the use of fake news in Biology classes from the perspective of Licentiates in Biological Sciences. A case study qualitative research was carried out, using Content Analysis as methodology. As data collection instruments, a questionnaire and semistructured interviews were used. Twenty-seven undergraduates from Instituições de Ensino Superior do Maranhão participated. According to the perspective of the graduates, fake news often imitates reliable media, can present a sensationalist approach and is disseminated on social networks, with the intention of favoring or harming a certain group or person. In relation to contributions in Biology classes, undergraduates point to the exercise of critical thinking as an alternative for demystifying ideologies and valuing science. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7776 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELLADESOUSAREIS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 638,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.