Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Gabriella de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-21T12:15:42Z-
dc.date.available2024-08-21T12:15:42Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7776-
dc.descriptionABSTRACT The present work aims to investigate the use of fake news in Biology classes from the perspective of Licentiates in Biological Sciences. A case study qualitative research was carried out, using Content Analysis as methodology. As data collection instruments, a questionnaire and semistructured interviews were used. Twenty-seven undergraduates from Instituições de Ensino Superior do Maranhão participated. According to the perspective of the graduates, fake news often imitates reliable media, can present a sensationalist approach and is disseminated on social networks, with the intention of favoring or harming a certain group or person. In relation to contributions in Biology classes, undergraduates point to the exercise of critical thinking as an alternative for demystifying ideologies and valuing science.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho objetivou investigar o uso das fake news como recurso didático em aulas de Biologia na perspectiva de Licenciandos em Ciências Biológicas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e entrevistas semiestruturadas. Participaram vinte e sete licenciandos de Instituições de Ensino Superior do Maranhão. De acordo com a perspectiva dos licenciandos, as fake news muitas vezes imitam uma mídia confiável, podem apresentar abordagem sensacionalista e são disseminadas nas redes sociais, com a intenção de favorecer ou prejudicar um determinado grupo ou pessoa. Em relação às contribuições nas aulas de Biologia, os licenciandos apontam o exercício do pensamento crítico como alternativa para a desmistificação de ideologias e valorização da ciência.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmídias;pt_BR
dc.subjectfake news;pt_BR
dc.subjectalfabetização midiática;pt_BR
dc.subjectinformacional.pt_BR
dc.subjectensino de biologia;pt_BR
dc.subjectmedia;pt_BR
dc.subjectfake news;pt_BR
dc.subjectmedia;pt_BR
dc.subjectinformation literacy;pt_BR
dc.subjectbiology teaching.pt_BR
dc.titleFake news como recurso didático em aulas de biologia na perspectiva de licenciandos em ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeFake news as a didactic resource in biology classes from the perspective of biological sciences undergraduatespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLADESOUSAREIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso638,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.