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http://hdl.handle.net/123456789/7781
Título: | Conhecimento e dificuldades de Gestantes e Puérperas relacionadas a amamentação: revisão de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge and difficulties of pregnant and postpartum women related to breastfeeding: literature review |
Autor(es): | MARTINS, João Victor Cordeiro |
Palavras-chave: | Aleitamento materno; Gestantes; Puerpério; Enfermagem Breastfeeding; Pregnant women; Postpartum; Nursing |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução: A amamentação é uma importante prática milenar a qual discerne os benefícios nutricionais, cognitivos, imunológicos, sociais e econômicos, bem como favorece o vínculo afetivo entre mãe e filho desde os primeiros minutos de vida. Todavia, é importante ressaltar que o Aleitamento Materno (AM) deve ser incentivado durante o período gravídico, promovendo educação em saúde para que as mulheres tenham acesso a informações e assim possam identificar suas dificuldades e entender sua importância. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre o conhecimento de gestantes e puérperas acerca do aleitamento materno. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em novembro de 2023, utilizando as bases de dados online a biblioteca digital SciELO, a BVS para as bases LILACS e BDEnf, Scopus, PUBMED e Embase. Utilizou-se estratégia PICO na elaboração da pergunta norteadora, para a busca nas bases de dados foi utilizado os operadores booleanos AND e OR nos seguintes descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MESH): Conhecimento (Knowledge) AND Gestante (Pregnancy) OR Puérperas (Postpartum Woman) AND Aleitamento materno (Breastfeeding) com a junção do operador booleano foram realizadas em diferentes combinações. Para gerenciamento dos resultados foi utilizado Rayyan16 QCRI, no método de seleção os estudos foram organizados no fluxograma PRISMA e classificados por nível metodológico de evidência. Resultados: Nas bases de dados foram encontrados 1.075 artigos, repetidos 691, sendo selecionados 446, selecionando 9 artigos para a amostra final. Estes correspondem a 0,8% da amostra total dos estudos, houve maior número de publicações em 2019 com três estudos. De acordo com o local de pesquisa, dois foram realizados no Brasil, a metodologia mais utilizada foi transversal, nível de evidência moderada. De acordo com as principais dificuldades na prática do AME, destacam-se o retorno ao trabalho, uso de fórmulas, nível baixo de escolaridade, fadiga pós-parto, ingurgitamento mamário e percepção de que o leite materno possui baixa qualidade. Ao se tratar das dificuldades que as gestantes e puérperas enfrentam no aleitamento materno, os estudos evidenciaram que o conhecimento das mulheres a respeito desse tema está diretamente atrelado à prática da amamentação. Mulheres com baixa escolaridade estão mais suscetíveis a buscarem outras formas de alimentar seus bebês, por exemplo usando as fórmulas. Considerações finais: É possível destacar que quando o profissional de enfermagem exerce o seu papel de promotor da educação em saúde o índice de conhecimento a respeito da importância do AME é muito mais amplo. Além disso, há necessidade que mais estudos sejam realizados e divulgados a respeito da prática do AME. |
Descrição: | Introduction: Breastfeeding is an important ancient practice that discerns nutritional, cognitive, immunological, social and economic benefits, as well as promoting the emotional bond between mother and child from the first minutes of life. However, it is important to highlight that Breastfeeding (BF) should be encouraged during the pregnancy period, promoting information so that women have access to information and thus can identify their difficulties and understand their importance. Objective: To analyze the scientific evidence on the knowledge of pregnant and postpartum women about breastfeeding. Methodology: This is an integrative literature review carried out in November 2023, using the online databases the SciELO digital library, the VHL for the LILACS and BDEnf, Scopus, PUBMED and Embase databases. The PICO strategy was used to prepare the guiding question; the Boolean operators AND and OR were used to search the databases in the following descriptors in Health Science (DeCS) and Medical Subject Headings (MESH): Knowledge AND Pregnant (Pregnancy) OR Postpartum Woman AND Breastfeeding with the addition of the Boolean operator “AND” were performed in different combinations. To manage the results, Rayyan16 QCRI was used. In the selection method, the studies were organized in the PRISMA flowchart and classified by methodological level of evidence. Results: 1.075 articles were found in the databases, 691 were repeated, 446 were selected, selecting 9 articles for the final sample. These correspond to 0,8% of the total sample of studies, there was a greater number of publications in 2019 with three publications. According to the location of studies, two were carried out in Brazil, the most used methodology was cross-sectional, moderate level of evidence. According to the main difficulties in the practice of EBF, the following stand out: returning to work, use of formulas, low level of education, postpartum fatigue, breast engorgement, perception that breast milk is of low quality. When dealing with the difficulties that pregnant and postpartum women face when breastfeeding, studies have shown that women's knowledge on this topic is directly linked to the practice of breastfeeding. Women with low education are more likely to seek other ways to feed their babies, for example using formula. Final considerations: It is also possible to highlight that when the nursing professional plays his role as a promoter of health education, the level of knowledge regarding the importance of EBF is much broader. Furthermore, there is a need for more studies to be carried out and disseminated regarding the practice of EBF. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7781 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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