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http://hdl.handle.net/123456789/7785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PINHEIRO, Luenne Sinara Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T14:58:00Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T14:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7785 | - |
dc.description | Health education is fundamental to empowering individuals and communities to make informed decisions about their health and well-being. It is a tool for guiding people to make healthy choices, adopt preventive behaviors and seek medical assistance when necessary, constituting a component essential part of professional practice, which involves effective communication with patients in promoting health, preventing diseases, encouraging self- care, adhering to treatment and empowering patients to make informed decisions about their health. Objective: To analyze the scientific evidence associated with health education during the COVID-19 pandemic (2020-2023). Methodology: This is an integrative review, using the SciELO, VHL, LILACS, BDEnf, PUBMED and CAPES Portal databases. The PICO strategy was used to prepare the guiding question, and to search the databases, Health Science Descriptors (DeCS) and Medical Subject Headings (MeSH) were used: Health education; COVID-19; Pandemic; Quality of assistance; Nursing Assistance. Using Boolean operators, such as AND suco OR, to improve the search in these databases. The article selection method was organized in the PRISMA flowchart and classified by methodological level of evidence. RESULTS: 7 articles make up the sample, in which there was the largest number of publications in the year 2022 with 4 studies, all studies were carried out in Brazil, the most common methodology was experience reports. They highlighted the use of media resources to carry out health education, as a tool used by nurses during the pandemic period, which enabled the implementation of more effective, updated and humanized nursing care. FINAL CONSIDERATIONS: In view of the review presented, the emphasis of the nursing profession was presented regarding the use of information technologies, as the most used tools for the development of health education and assistance. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação em saúde é fundamental para capacitar indivíduos e comunidades, a tomar decisões informadas sobre sua saúde e bem-estar, é uma ferramenta de orientação às pessoas a fazer escolhas saudáveis, adotar comportamentos preventivos e buscar assistência médica quando necessário, configura-se como componente essencial da prática profissional, que envolve a comunicação eficaz com os pacientes na promoção da saúde, na prevenção de doenças, no estímulo ao autocuidado, na adesão ao tratamento e na capacitação dos pacientes para tomar decisões informadas sobre sua saúde. Objetivo: Analisar as evidências científicas associadas à educação em saúde durante a pandemia do COVID-19 (2020-2023). Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados SciELO, BVS, LILACS, BDEnf, PUBMED e Portal da CAPES. Utilizou-se a estratégia PICO na elaboração da pergunta norteadora, e para as buscas nas bases de dados utilizou-se Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): Educação em saúde; COVID-19; Pandemia; Qualidade da assistência; Assistência de Enfermagem. Utilizando-se os operadores booleanos, como AND e OR, para aprimorar a pesquisa nessas bases de dados. O método de seleção dos artigos foram organizados no fluxograma de PRISMA e classificados por nível metodológico de evidencia. RESULTADOS: 7 artigos compõem a amostra, na qual houve o maior número de publicações no ano de 2022 com 4 estudos, todos os estudos foram realizados no Brasil, a metodologia mais encontrada foi relato de experiencia. Evidenciam o uso de recursos midiáticos para a realização da educação em saúde, como ferramenta utilizada pelos enfermeiros no período pandêmico, que proporcionaram a implementação de uma assistência de enfermagem mais efetiva, qualificada e humanizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Perante a revisão apresentada foi observado o destaque da profissão da enfermagem ao que se refere ao uso das tecnologias de informações, como ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento da educação em saúde e da assistência. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde; | pt_BR |
dc.subject | COVID-19; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da assistência; | pt_BR |
dc.subject | Assistência de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Health education; | pt_BR |
dc.subject | COVID-19; | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Quality of assistance; | pt_BR |
dc.subject | Nursing Assistance | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 (2020-2023) | pt_BR |
dc.title.alternative | HEALTH EDUCATION AS A TOOL FOR IMPROVING QUALITY NURSING CARE DURING THE COVID-19 PANDEMIC (2020-2023) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LUENNE_SINARA_RIBEIRO_PINHEIRO___TCC.pdf | TCC de Graduação | 431,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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