Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7794
Título: | Ansiedade, depressão e estresse em universitários durante a pandemia de COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Anxiety, depression and stress in university students during the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | ESTRELA, Rafaelle Dias |
Palavras-chave: | Ansiedade; Depressão; Estresse; Universitários; COVID-19 Depression; Anxiety; Stress; College students; COVID-19 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Durante a pandemia Covid-19 os estudantes, ficaram mais passíveis a manifestar problemas mentais, visto que, na graduação os discentes perpassam por inúmeros desafios, a independência, o distanciamento familiar, preocupações acadêmicas além de mudanças no convívio social dos discentes. Tem-se como objetivo analisar as evidências científicas na literatura sobrea ansiedade, depressão e estresse em universitários durante a pandemia de Covid-19. Trata-sede uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de setembro e outubro de 2023, utilizando as bases de dados on line a biblioteca digital SciELO, a BVS para as bases LILACS e BDEnf, Scopus, CINAHL, PUBMED e Embase. Utilizou-se estratégia PICO na elaboração da pergunta norteadora,para a busca nas bases de dados foi utilizado os operadores booleanos: AND e OR e os seguintes descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical SubjectHeadings (MESH): Ansiedade OR Anxiety AND Depressão OR Depression AND Estresse OR Stress AND Estudantes OR Students AND Coronavírus no qual foram realizadas em diferentes combinações.Para gerenciamento dos resultados foi utilizado Rayyan16 QCRI, juntamente ao método de seleção os estudos foram organizados no fluxograma dos (PRISMA) e classificados por nível metodológico de evidência.Nas bases de dados foram encontrados 2.989 artigos, repetidos 468, após critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 464 artigos, totalizando 16 artigos que compõe a amostra. Estes correspondem por 0,5% da amostra total dos estudos, houve maior número de publicações em 2022 e 2021, a maioria dos estudos foram realizados em países da América Latina, a metodologia mais utilizada foi estudo transversal com baixo nível de evidência científica. Por ser multifatorial, na presente pesquisa os fatores causais da ansiedade, depressão e o estresse são bem definidos, entre eles o diagnóstico de COVID-19, sexo feminino, ser jovem, distanciamento social, falta ou deficiência de recursos tecnológicos, ser baixa renda, modelo de ensino online, sobrecarga de tarefas acadêmicas, bem como possuir doenças crônicas e histórico de doença mental. Quanto aos impactos na vida acadêmica os resultados apontam baixo rendimento acadêmico, comprometimento do aprendizado, dificuldade de gerenciamento das necessidades acadêmicas e psicológicas, cercada de medos e incertezas, fechamento das universidades e atraso na graduação; reforçando os impactos desse período atípico na saúde dos estudantes através do desenvolvimento de sintomas negativos à saúde mental. Perante a revisão apresentada foi observado que os impactos da ansiedade, depressão e estresse ainda não estão bem definidos, é importante que seja discutida tal problemática dentro das instituições com participação ativa dos discentes, de modo que desenvolva estratégias de enfretamento oportunizando minimização dos níveis de consolidação dessas patologias. Há necessidade de realizar mais pesquisas de natureza metodologia com maior nível de evidência científica acerca do tema, principalmente no Brasil. |
Descrição: | During the Covid-19 pandemic, students became more likely to manifest mental problems, since, during graduation, students face numerous challenges, independence, family distance, academic concerns in addition to changes in the students' social life. The objective is to analyze the scientific evidence in the literature on anxiety, depression and stress in university students during the Covid-19 pandemic. This is an integrative review of the literature, carried out in September and October 2023, using the online databases the SciELO digital library, the VHL for the LILACS and BDEnf, Scopus, CINAHL, PUBMED and Embase databases. The PICO strategy was used to prepare the guiding question; the Boolean operators were used to search the databases: AND and OR and the following descriptors in Health Science (DeCS) and Medical SubjectHeadings (MESH): Ansiedade OR Anxiety AND Depression OR Depression AND Stress OR Stress AND Students OR Students AND Coronavirus in which they were carried out in different combinations. To manage the results, Rayyan16 QCRI was used, along with the selection method, the studies were organized in the (PRISMA) flowchart and classified by methodological level of evidence. In the databases, 2,989 articles were found, 468 repeated, after inclusion and exclusion criteria, 464 articles were selected, totaling 16 articles that make up the sample.These correspond to 0.5% of the total sample of studies, there were a greater number of publications in 2022 and 2021, the majority of studies were carried out in Latin American countries, the most used methodology was a cross-sectional study with a low level of scientific evidence. As it is multifactorial, in this research the causal factors of anxiety, depression and stress are well defined, including the diagnosis of COVID-19, female sex, being young, social distancing, lack or deficiency of technological resources, being low income, online teaching model, overload of academic tasks, as well as having chronic illnesses and a history of mental illness. As for the impacts on academic life, the results point to low academic performance, impaired learning, difficulty in managing academic and psychological needs, surrounded by fears and uncertainties, closure of universities and delays in graduation; reinforcing the impacts of this atypical period on students' health through the development of negative mental health symptoms. In view of the review presented, it was observed that the impacts of anxiety, depression and stress are not yet well defined, it is important that this problem is discussed within institutions with the active participation of students, in order to develop coping strategies that provide opportunities to minimize consolidation levels. of these pathologies. There is a need to carry out more research of a methodological nature with a higher level of scientific evidence on the topic, especially in Brazil. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7794 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaelle_Dias_Estrela___TCC.pdf | TCC de Graduação | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.