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Título: PERCEPÇÕES ACERCA DA HOSPITALIDADE DO AGENTE PÚBLICO DE SEGURANÇA EM ATENÇÃO AO TURISTA: estudo de caso do Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Estado do Maranhão - BPTUR/PMMA
Título(s) alternativo(s): PERCEPTIONS ABOUT THE HOSPITALITY OF PUBLIC SECURITY OFFICERS IN CARE OF TOURISTS: case study of the Military Police Tourism Battalion of the State of Maranhão - BPTUR/PMMA
Autor(es): VIEIRA JÚNIOR, Bernardo Santos
Palavras-chave: Segurança pública;
Hospitalidade;
São Luís do Maranhão
Public security;
Hospitality;
São Luís do Maranhão
Data do documento: 18-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo de caráter exploratório tem por objetivo principal apreender saberes relativos à hospitalidade do agente público de segurança ao turista que atuam no Batalhão de Polícia de Turismo do Estado do Maranhão – BPTUR/PMMA. Tendo como objetivos específicos: a) identificar como se processa o atendimento aos turistas nos locais de visitação e sua relação com a hospitalidade; b) identificar o perfil dos agentes que atuam em campo destacando a capacitação e treinamentos específicos em turismo e hospitalidade e; c) elencar as dificuldades e oportunidades de melhorias no atendimento aos turistas que visitam São Luís. Os procedimentos metodológicos para consecução do estudo de caso de caráter qualitativo envolveram: pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de entrevista com roteiro estruturado com 05 agentes de segurança pública do BPTUR; análises dos depoimentos a partir das transcrições e relacionando-os com o referencial teórico. Concluiu-se que os agentes de segurança que atuam no BPTUR têm um nível de conhecimento bom e compreendem os conceitos e dimensões da hospitalidade. Além disso, em suas práticas de atendimento aos turistas, sejam estrangeiros ou nacionais, realizam ações de hospitalidade, mesmo sem conhecerem idiomas estrangeiros e, para isso, utilizam recursos tecnológicos que os auxiliam nesta comunicação. Faz-se importante adotar cursos de capacitação de forma contínua para os agentes de segurança do BPTUR, em especial, de idiomas para dotá-los de maior habilidade no trato com os turistas, seu principal público-alvo.
Descrição: The main objective of this exploratory study is to apprehend knowledge related to the hospitality of the public security agent to the tourist who work in the Tourism Police Battalion of the State of Maranhão - BPTUR/PMMA. As specific objectives: a) to identify how the service to tourists is processed in places of visitation and its relationship with hospitality; b) identify the profile of the agents that work in the field, highlighting specific qualification and training in tourism and hospitality and; c) list the difficulties and opportunities for improvements in the service provided to tourists who visit São Luís. The methodological procedures for carrying out the qualitative case study involved: bibliographical and documentary research; application of an interview with a structured script with 05 public security agents from BPTUR; analysis of the testimonies from the transcripts and relating them to the theoretical framework. It was concluded that the security agents who work at BPTUR have a good level of knowledge and understand the concepts and dimensions of hospitality. In addition, in their service to tourists, whether foreign or national, they carry out hospitality actions, even without knowing foreign languages and, for this, they use technological resources that help them in this communication. It is important to adopt continuous training courses for BPTUR security agents, in particular, language courses to provide them with greater ability to deal with tourists, their main target audience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7819
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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