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Título: BIG DATA E DARK TOURISM NO BRASIL: O QUE OS USUÁRIOS DO TRIPADVISOR NOS ENSINAM PARA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE VISITAÇÃO MACABRA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): BIG DATA AND DARK TOURISM IN BRAZIL: WHAT TRIPADVISOR USERS TEACH US ABOUT BUILDING MACABRE VISITATION EXPERIENCES IN SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Autor(es): FURTADO, Fernanda Gomes Costa
Palavras-chave: Dark Tourism;
TripAdvisor;
Destinos Turísticos;
Big Data
Dark Tourism;
TripAdvisor;
Tourist Destinations;
Big Data
Data do documento: 20-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções de usuários da plataforma TripAdvisor acerca das suas experiências de Dark Tourism nos destinos Museu da Loucura (MG), Museu do Holocausto (PR) e Cemitério da Consolação (SP). Adicionalmente, este estudo aportará contribuições gerenciais aos potenciais atrativos de Dark Tourism da realidade ludovicense, tendo como base os pontos melhor avaliados pelos usuários acerca dos destinos fúnebres investigados. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Utilizando o Big Data, foram coletados os comentários dos usuários disponíveis no TripAdvisor. Esses comentários foram analisados, qualitativamente, por meio do software de análise textual IRaMuTeQ e, quantitativamente, usando a ferramenta Power BI. Os resultados principais indicaram que há apelo para o mercado em expansão do Dark Tourism, onde se é proporcionada uma compreensão mais aprofundada da percepção dos turistas sobre cada local visitado, identificando temas, opiniões e sentimentos expressos nos comentários. Essas informações são importantes para identificar oportunidades de melhoria das atrações turísticas e para promover uma experiência mais positiva para os visitantes. Conclui-se que o Dark Tourism no Brasil é um mercado em expansão e há potencial para implementar novos locais em São Luís do Maranhão, além disso, o uso do Big Data no turismo apresenta grande potencial para tomada de decisões estratégicas e desenvolvimento de estratégias de promoção e gestão. Ao final, são apresentadas as limitações desta investigação, além de uma agenda de pesquisa.
Descrição: The objective of this study was to identify the perceptions of users of the TripAdvisor platform regarding their experiences of Dark Tourism at the Museu da Loucura (MG), Museu do Holocausto (PR), and Cemitério da Consolação (SP) destinations. Additionally, this study will provide managerial contributions to the potential attractions of Dark Tourism in the reality of São Luís, based on the highest-rated points by users concerning the investigated funerary destinations. Methodologically, this research is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. Using Big Data, user comments available on TripAdvisor were collected. These comments were qualitatively analyzed using the IRaMuTeQ textual analysis software and quantitatively analyzed using the Power BI tool. The main results indicated that there is appeal for the expanding market of Dark Tourism, which provides a deeper understanding of tourists' perceptions about each visited location, identifying themes, opinions, and feelings expressed in the comments. This information is essential for identifying opportunities to improve tourist attractions and promote a more positive experience for visitors. It is concluded that Dark Tourism in Brazil is a growing market, and there is potential to implement new locations in São Luís do Maranhão. Furthermore, the use of Big Data in tourism holds significant potential for strategic decision-making and the development of promotion and management strategies. Lastly, the limitations of this investigation are presented, along with a research agenda.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7822
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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