Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7827
Título: | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E COMPORTAMENTAIS NA EMPRESA JÚNIOR DE TURISMO (LABOTUR) E SUAS CONTRIBUIÇÕES AOS PÓS-JUNIORES DO CURSO DE TURISMO – UFMA |
Título(s) alternativo(s): | DEVELOPMENT OF MANAGERIAL AND BEHAVIORAL SKILLS IN THE JUNIOR TOURISM COMPANY (LABOTUR) AND ITS CONTRIBUTIONS TO POST-JUNIOR STUDENTS IN THE TOURISM COURSE – UFMA |
Autor(es): | SOARES, Maria de Fátima Lima |
Palavras-chave: | competências gerenciais e comportamentais; Empresa Júnior; gestão; turismo managerial and behavioral skills; Junior company; management; tourism |
Data do documento: | 25-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O crescente número de negócios relacionados ao turismo e a competitividade, aliada a economia globalizada, vêm impondo necessidades de novas formas de atuação no contexto organizacional, sendo a principal delas, o desenvolvimento de competências profissionais para melhoria na qualidade dos serviços prestados. Para isso, faz-se necessário a construção e desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas também comportamentais ou soft skills, que aliadas àquelas tornam o profissional atraente e aumentam seu nível de empregabilidade. As empresas júniores contribuem com seu papel dentro das universidades, aliando teoria à prática para o desenvolvimento de competências técnicas aos juniores em suas áreas acadêmicas. Mas e quanto as atitudes comportamentais, o diferencial competitivo profissional, também são desenvolvidas no ambiente Empresa Júnior? Diante disso, este estudo de caso tem como objetivo analisar o desenvolvimento de competências comportamentais na Empresa Júnior de Turismo Labotur e suas contribuições aos pós-juniores, acadêmicos do curso de turismo da UFMA. De abordagem quanti-qualitativa, os procedimentos utilizados foram exploratório, com apoio de material bibliográfico e documental para revisão teórica, e descritivo, com elaboração de dois questionários para investigar o desenvolvimento de 13 competências gerenciais e comportamentais: um autoavaliativo enviado via WhatsApp, E-mail e Instagram aos pós-júniores, e outro de avaliação enviado a parceiros, fornecedores e demais estudantes do curso de turismo, para avaliação da equipe Labotur mediante parcerias e serviços prestados. Para os resultados alcançados, destacam-se as principais soft skills requeridas na EJ: trabalho em equipe, boa comunicação, planejamento e organização e espírito de liderança, as quais podem vir a contribuir para ampliar ferramentas de aprendizado na empresa e cultura organizacional. |
Descrição: | The growing number of businesses related to tourism and competitiveness, combined with the globalized economy, have been imposing the need for new ways of acting in the organizational context, the main one being the development of professional skills to improve the quality of services provided. For this, it is necessary to build and develop not only technical skills, but also behavioral or soft skills, which, combined with those, make the professional attractive and increase their level of employability. Junior companies contribute with their role within universities, combining theory with practice to develop technical skills for juniors in their academic areas. But what about behavioral attitudes, the professional competitive differential, are also developed in the Junior Company environment? Therefore, this case study aims to analyze the development of behavioral skills in the Junior Enterprise of Tourism Labotur and its contributions to post-junior students, academics of the UFMA tourism course. Using a quantitative and qualitative approach, the procedures used were exploratory, with the support of bibliographic and documentary material for theoretical review, and descriptive, with the elaboration of two questionnaires to investigate the development of 13 managerial and behavioral skills: a self-assessment sent via WhatsApp, E- mail and Instagram to post-junior students, and another evaluation sent to partners, suppliers and other students of the tourism course, for evaluation by the Labotur team through partnerships and services provided. For the results achieved, the main soft skills required in EJ stand out: teamwork, good communication, planning and organization and leadership spirit, which may contribute to expanding learning tools in the company and organizational culture. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7827 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA_FATIMA_SOARES.pdf | TCC de Graduação | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.