Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7836
Título: A inserção da Ciência, Tecnologia e Sociedade no Novo Ensino Médio: uma abordagem CTS em uma escola de ensino médio
Título(s) alternativo(s): The inclusion of Science, Technology and Society in the New Secondary Education: a CTS approach in a high school
Autor(es): SANTOS, Wyerlyan Sousa
Palavras-chave: Ensino Médio;
CTS;
Projetos;
Pesquisas
High School;
CTS;
Projects;
Researches
Data do documento: 27-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O novo ensino médio (NEM) tem como um dos objetivos um ensino mais contextualizado, educando os alunos cientificamente (ensinando-os a buscar essas relações interdisciplinares) e a auxiliá-los no desenvolvimento do senso crítico. Este trabalho teve como objetivo sugerir maneiras de abordar a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no NEM; incentivar e auxiliar os alunos no que tange ao desenvolvimento de projetos que venham a auxiliar o aluno no entendimento CTS. A abordagem qualitativa foi utilizada na pesquisa, com ideias construídas a partir das experiências vivenciadas pelos alunos. O ensino de Ciências em geral, consiste em mostrar o conhecimento científico escolar no cotidiano do aluno e dessa maneira promover o seu desenvolvimento cognitivo. Sabe-se que a Tecnologia ganha mais espaço na vida do ser humano, diante desse fato busca-se abordar a CTS não somente mostrando as suas maravilhas, mas sim mostrando ela nos pequenos espaços, em suas implicações sociais, ambientais e éticas. Dessa forma, foram desenvolvidos projetos pelos alunos, mostrando como a Ciência está inserida no cotidiano dos mesmos.
Descrição: The new high school seeks to teach Physics in a more contextualized way, with the aim of educating students scientifically (teaching them to pursue these interdisciplinary relationships) and helping them to develop critical thinking. This work aimed to suggest ways to approach CTS in the new high school; encourage and help students with regard to the development of projects that will help students understand CTS. The qualitative approach was used in the research, with ideas built from the experiences lived by the students. Science teaching in general consists of showing scientific school knowledge in the student's daily life and thus promoting their cognitive development. It is known that Technology gains more space in the life of human beings, in view of this fact, we seek to approach CTS not only by showing its wonders, but also by showing it in small spaces, in its social, environmental and ethical implications.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7836
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Bacharelado) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wyerlyan Sousa Santos.pdfTCC de Graduação830,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.